Vereadaores de Ponta Grossa
(Legislatura  2013-2016)
 

Presidente:
Sebastião Mainardes Júnior (DEM)
Nasceu em Piraí do Sul (PR), em 24 de novembro DCE 1964. Foi gerente das Indústrias Klupell e tornou-se empresário do ramo madeireiro. Durante oito anos, nas duas gestões do governador Jaime Lerner, foi chefe regional do Detran. Foi, também, diretor do Departamento de Receita da Prefeitura de Ponta Grossa. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2004, pelo PFL, com 2.584 votos. Em 2008, reeleito pelo mesmo partido, mas com nova sigla DEM (Democratas), agora com 3.323 votos. Em janeiro de 2009, foi eleito presidente da Câmara, na condição de candidato único. Comandou o Legislativo até o final de 2010. Em 2012, nova reeleição, também pelo DEM, agora com 2.458 votos.

  Vice-Presidente
Pietro Arnaud Santos da Silva (PTB)
Nasceu em Ponta Grossa, no dia 16 de maio de 1983. É bacharel em Direito. Casado com Patricia Dayana. Cursa Gestão Pública Municipal. Candidato pela primeira vez a cargo eletivo e já vitorioso em 2012, quando concorreu pelo PTB e obteve 1.909 votos. Exerceu cargos na Prefeitura Municipal, como no Departamento Legislativo e, antes de candidatar-se, deixou a Coordenação local do Procon. Integrou os conselhos da Prolar, de Esporte, anti-drogas, e participou de várias comissões. Aos 16 anos de idade ganhou destaque na luta contra o monopólio do transporte coletivo urbano. Foi quando pegou gosto pela política e passou a participa de várias atividades e eventos, tornando-se ainda mais conhecido.

  1º Secretário
Jorge Rodrigues Magalhães (PDT)
Mais conhecido como Jorge da Farmácia. Nasceu em Querência do Norte (PR), em 25 de fevereiro de 1971. É casado. Empresário, cursou Administração pelo Centro de ensino superior dos Campos Gerais – Cescage. Foi candidato a vereador em 2008, quando obteve 1.217 votos, concorrendo pelo Partido dos Trabalhadores. Em 2012, agora pelo PDT, foi eleito vereador com 1.918 votos.

  2º Secretário
Altair Nunes Machado (Taíco) (PTN)
Nasceu em Ponta Grossa no dia 27 de março de 1957. É casado com Jussara. Filho de Abílio e Jocelina Nunes. Conhecido como Taíco, é comerciante no ramo de materiais de construção. Tem Ensino Superior completo, formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Em 2008 concorreu à Câmara Municipal, quando obteve 1.741 votos. Chegou a exercer o cargo por um mês, ganhado experiência parlamentar. Em 2012 foi eleito com 2.181 votos

  3º Secretário
Nilson Ribeiro
José Nilson Ribeiro nasceu na cidade de Ivaí, no dia 19 de junho de 1958. É casado e tem formação superior. Vigilante de profissão e líder sindical há muitos anos, tanto de sua categoria, quanto de várias outras, pela forma como sempre atuou na defesa dos interesses dos trabalhadores. Ajudou a formar vários sindicatos e orientou os primeiros passos de muitos outros, oferecendo sua vasta experiência. Nas eleições de 2012, saiu candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores, conquistando 1.065 votos, o que o levou à condição de suplente à Câmara Municipal de Ponta Grossa. Com a renuncia da titula, Ana Maaria de Holleben, acusada de falso sequestro em processo de cassação do mandato, “Nilsão” assumi a cadeira no dia 23 de setembro de 2013.

Adélia Aparecida Souza (PSD)
Nasceu em Ponta Grossa no dia 23 de março de 1966. É solteira. Mãe de sois filhos. Tem o Ensino Médio completo. Funcionária pública há 17 anos e foi agente administrativa do Hospital Municipal. Na política, foi assessora do então vereador José Carlos Raad, o “Dr. Zeca”, hoje vice-prefeito de Ponta Grossa. Foi coordenadora das duas campanhas de Zeca a vereador, nas duas oportunidades eleito com as maiores votações da história da Câmara Municipal. Com sua eleição em outubro de 2012, Adélia mantém a representação feminina (duas cadeiras) no Legislativo ponta-grossense, ao lado de Ana Maria Brando de Holleben, reeleita. A outra vereadora, Alina de Almeida César, não concorreu à reeleição. Adélia foi eleita pelo PSD, com 2.311 votos

Alysson Fernando Zampieri (PPS)
Nasceu em Ponta Grossa, em 02 de setembro  de 1989. Desde menino já atuava no Grupo Alerta (segurança particular) , de propriedade de seu pai, o ex-vereador Marcos Zampieri. Aos 16 anos, assumiu o comando do Posto MZ, o qual gerencia até hoje. Atualmente esta cursando a Faculdade de Administração. Candidato a vereador em 2008 foi eleito o vereador mais jovem da história do Paraná, com 3.020 votos, pelo PPS. Já no primeiro mandato, exerceu funções importantes na Câmara Municipal, integrando a Comissão de Justiça e Redação e sendo membro da Corregedoria do Legislativo. Em 2012 conquistou sua primeira reeleição, também pelo PPS, com 2.190 votos.

Antonio Aguinel Ferreira Batista (PCdoB)
Nasceu na cidade de Imbituva (PR), no dia 20 de novembro de 1976. É Solteiro. Tem Ensino Médio completo. Mais conhecido como Aquinel, é motorista do transporte de cargas. Disputou a eleição de 07 de outubro de 2012 pela coligação 'Viva Ponta Grossa', liderada pela candidatura a prefeito do petista Péricles de Holleben Mello (PT). Aquinel ganhouu destaque depois de ser demitido da empresa de transporte coletivo de Ponta grossa, por ter liderado um movimento grevista da categoria. Ele disputou cadeira na Câmara Municipal em 2008, quando conquistou969 votos. Também foi candidato a deputado estadual em 2010, quando obteve 880 votos, pelo PHS.

Antonio Laroca Neto (PDT)
Nasceu em Ponta Grossa, no dia 20 de julho de 1961.É casado com Silvianara Buss Laroca. Foi assessor parlamentar do deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho,quando tomo gosto pela política, nos contatos com lideranças e eleitores de Ponta Grossa e da Região dos Campos Gerais. É formado em Direito. Bastante ligado à política, tornou-se bastante polêmico no questionamento e fiscalização das ações de políticos com mandato, prefeitos e vereadores. Bastante organizado, fez várias denúncias, sempre embasado em documentos. Laroca é também comunicador de rádio e televisão. Em 2008 concorreu á Câmara Municipal, ob tendo 1.847 votos. Sua última função pública antes de disputar as eleições de 2012, foi a de gerente da Agência do Trabalhador em Ponta Grossa. Foi eleito com 2.138 votos.

   Daniel Anderson 'Milla' Fracaro (PSDB)
Nasceu em Pato Branco, no dia 25 de junho de 1983. Casado com Karina Larocca. Filho de agricultores, morou em Vitorino até os 15 anos de idade, vindo residir junto com sua família na cidade de Ponta Grossa, onde concluiu seus estudos, formado em Técnico Agrícola, pelo Colégio Agrícola de Ponta Grossa, e em seguida ingressou na faculdade de bacharel em Direito pela faculdade Cescage de Ponta Grossa. Casado com Karina Laroca Fracaro, tem um filho. Residem no Núcleo Santa Paula. É empresário no ramo dqa panificação. Milla obteve destaque na presidência da União dos Empresários do Santa Paula e Região (Unespar) que brigou por conquistas para a região, a exemplo da garantia de implantação da 2ª Companhia da Polícia Militar. Daniel não exerceu nenhum mandato anteriormente. Foi eleito em 2012, pelo PSDB, com 2.476 votos.

Ezequiel Marcos Ferreira Bueno (PRB)
Nasceu em Ponta Grossa, no dia 20 de setembro de 1976. É casado. Pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular em Ponta Grossa. Tem Ensino Superior completo. É servidor público estadual. Disputou as eleições de 2012 pelo PRB e foi eleito com 1.871 votos.

George Luiz de Oliveira – PMN
Nasceu em Ponta Grossa em 23 de abril de 1971. Casado, pai de dois filhos. É promotor de eventos, já tendo realizado diversos show de grande porte em Ponta Grossa. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2004, pelo PMN, com 2.231 votos. Pelo mesmo partido foi reeleito em 2008 tendo conquistado 4.215 votos, o segundo mais votado naquelas eleições. Participo9u de diversas comissões na Câmara e também da Corregedoria da Casa. Em 2012 foi o vereador mais votado, conquistando 4.683 votos, em nova reeleição.

  Júlio Francisco Schimanski Küller (PPS)
Nasceu na cidade de Teixeira Soares em 27 de agosto de 1970. Reside em Ponta Grossa há 25 anos. É micro-empresário.Casado com Salete Aparecida Luz Küller é pai de um filho. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2004, pelo PPS - partido do qual foi presidente em Ponta Grossa -, com 2.384 votos. Foi reeleito em 2008, também pelo PPS, com 3.090 votos. Em, agora pelo PSD, do qual foi um dos fundadores em Ponta Grossa, foi novamente reeleito em 2012, com 4.425 votos, sendo o segundo mais votado. Durante seus dois mandatos anteriores, destacou-se por defender os interesses das entidades voltadas ao atendimento a portadores de necessidades especiais, proposta que mantém para a nova Legislatura.

   Luiz Bertoldo da Silva (PRB)
Nasceu na cidade de Carangola, Minas Gerais, em 08 de maio de 1964. Casado com Leila Mendes. É pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e disputou a eleição municipal pela coligação 'União por Ponta Grossa'. Luiz declara ser formado em radiodifusão, tendo atuado como apresentador de rádio e televisão. Em Ponta Grossa, atua fortemente na evangelização, possui programas de rádio, além de coordenar o PRB nos Campos Gerais. Disputou as eleições de 2008, a vereador, e obteve, então, 1.770º votos. Em 20112 elegeu-se vereador, agora com 2.056 votos.

  Marcelo Aparecido de Barros (PT)
É mais conhecido como 'Marcelo Capoeira' ou 'professor Careca'. Nasceu em Ponta Grossa, no dia 12 de outubro de 1970. Tem Ensino Médio Incompleto. Casado, pai de uma filha. Iniciou sua história em 1998, como professor de Capoeira. De 2001 a 2003 atuou no projeto Capoeira Arte Viva da Fundação Cultural de Ponta Grossa.  Ainda em 2003, participou da fundação da Vila Jardim Ouro Verde, onde foi fundador e presidente da Associação de Moradores.  Em 2005, fundou a 1ª Academia de Capoeira com sede em um bairro da periferia de Ponta Grossa. Em 2011, se tornou evangélico e fundou a Aliança Brasileira de Capoeira Gospel em Ponta Grossa. Em 2012, foi eleito vereador pelo PT, com 2.057 votos.

Márcio Fernando Schirlo (PSB)
Nasceu em Ponta Grossa no dia 18 de outubro de 1977. É casado com Silvia Aparecida Martins Schirlo e pai de Otávio. Bacharel em Direito. Empresário do setor supermercadista. Em 2004 concorreu à Câmara Municipal e ficou na condição de primeiro suplente, chegando a exercer o cargo interinamente. Em 2008 foi eleito vereador com 3.102 votos. Integrou diversas c omissões permanentes e foi corregedor da Câmara Municipal. Em 2012, foi reeleito com 1.893 votos.

Maurício Silva – (PSB)
Nasceu em Ponta Grossa, no dia 05 de maio de 1965l Advogado formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 1991. Pós-graduado em Direito do Trabalho, cursou a Escola da Magistratura. Nasceu no Distrito de Itaiacoca. Foi diretor da Companhia de Habitação de Ponta Grossa - Prolar. Em 2004 pela primeira vez foi eleito vereador pelo PSB com 2.492 votos. Em 2008, reeleito com 3.510 votos. Em dezembro de 2010, foi eleito presidente do Legislativo Municipal, cargo que ocupou até o dia 31 de dezembro de 2012, ano em que foi mais uma vez reeleito à Câmara, com 3.593 votos.

Pascoal Adura (PMDB)
Nasceu em Ponta Grossa em 09 de abril de 1950. É médico. Em 1988, foi eleito vereador pela primeira vez, com 1.409 votos. Em 1992, tentou a reeleição, obtendo 1.499 votos e a quinta colocação. Mas, ficou de fora porque seu partido, PTB, não fez votos de legenda suficientes para mais uma cadeira. Em 1996 foi eleito com 3.791 votos. Em 2000 novamente se elegeu, então pelo PT. Em 2004, pelo PRONA, Pascoal não se reelegeu, também por questão de legenda (Ele fez 2.829 votos). E em 2008, foi novamente eleito, com 4.175 votos, pelo PMDB. Em  2012, garantiu sua reeleição, também pelo PMDB, com 3.128 votos.

  Rogério Mioduski (PPS)
Nasceu na cidade de Palmeira no dia 24 de outubro de 1957. É casado. Tem Ensino Superior incompleto. Hoje, é empresário aposentado. Candidato a vereador em algumas oportunidades, se elegeu em 1996, e conquistou a reeleição em 2000, cumprindo mandato até o ano de 2004. Naquele ano, mesmo tendo sido um dos candidatos mais votados, com 3.401 votos, não conseguiu a reeleição por questão de legenda. Em 2008, da mesma forma bem votado, com 2.840, não se elege4u, ficando na condição de suplente de vereador. Mioduski retorna agora à Câmara Municipal, com o aval de 2.715 eleitores.

  Romualdo Camargo (PSDC)
Nasceu na cidade de Manoel Ribas, em 15 de setembro de 1966. Contabilista, um dos mais conhecidos de Ponta Grossa. Bastante envolvido com a política ponta-grossense, foi dirigente partidário e participou da organização de partidos e frentes partidárias para a disputa de eleições. Foi candidato a vereador em 2008,quando conquistou 1.560 votos, ficando na condição de suplente. Voltou a disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Ponta Grossa em 2012, desta vez elegendo-se com 1.302 votos. Romualdo foi assessor parlamentar e diretor-geral da Câmara de Vereadores.

Valdenor Paulo do Nascimento (PSC)
Nasceu na cidade de Palmeira, no dia  10 de maio de 1965. Mais conhecido nos meios políticos como “Paulo Cenoura”. C asado com Célia Oiveira. Sua trajetória profissional sempre esteve ligada à indústria, e meu primeiro emprego foi na tecelaria Kurashiki,  mas foi como metalúrgico que diz\ ter encontrado sua identidade como trabalhador. Em 1994 disputou a direção do Sindicato dos Metalúrgicos e Ponta Grossa e região, saindo-se vitorioso. Foi o primeiro coordenador do Programa Integrar. De 2001 a 2004 ocupou o cargo de chefe de Gabinete, na gestão do prefeito Péricles de Mello. Em 2008 foi candidato a vereador pelo PT e obteve 1.441 votos. Em 2012, foi eleito com 1.524 votos, pelo PSC.

   Walter José de Souza (DEM)
Valtão nasceu em Jacarezinho (PR) em 16 de abril de 1959. Aos seis anos de idade veio para Ponta Grossa. Produtor rural, é formado em Agronomia. Em 2004, disputou pela primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal, pelo PFL. Obteve 1.726 votos. Primeiro suplente, chegou a exercer o cargo interinamente por um mês. E 2008, com 3.102 votos, foi eleito vereador pelo DEM (ex-PFL). É representante do Distrito de Guaragi. Foi eleito primeiro-secretário da Câmara em dezembro de 2010. Em 2012, também pelo DEM, conquistou sua primeira reeleição, com 2.125 votos.

 

 
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.