Vereador propõe ação ‘alternativa’ para combater violência em PG

O crescimento dos casos de violência e criminalidade em Ponta Grossa pode ser combatido com uma abordagem diferenciada. É isso o que defende o vereador Vinícius Camargo (PMB), líder da bancada antidrogas no Legislativo Municipal.

O parlamentar argumenta que o investimento no combate e tratamento do uso de drogas ilícitas traria resultados em médio prazo para o setor de segurança.

O vereador do PMB expôs o ponto de vista durante um debate intenso na Casa de Leis após crimes de repercussão na cidade. “Parte dessas ocorrências poderia ser evitada com um investimento mais incisivo na política antidrogas.

Boa parte dos crimes é causado por usuários que buscam sustentar o vício. Precisamos olhar para isso como um problema de saúde pública que precisa de uma política de Estado”, explicou Vinícius Camargo.

O parlamentar lembrou que os investimentos na estruturação das forças de segurança e no trabalho de repressão devem ser mantidos, no entanto essas verbas devem ser acompanhadas de outros aportes. “De nada adianta tratarmos só uma parte do problema. O consumo e a venda de drogas ilícitas não é só uma questão de segurança, mas também de saúde pública, e devem ser encarados desta forma”, assinalou o vereador.

Em contato com deputados estaduais, Vinícius tem buscado viabilizar a criação de um fundo estadual para a política antidrogas. A expectativa do parlamentar é que parte do ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) arrecadado na venda de drogas lícitas seja encaminhado para o tratamento de usuários de drogas. “Acredito que isso terá efeito direto no setor de segurança”, considerou o vereador do PMB.

Em nível federal, o parlamentar tenta uma audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para discutir repasses e verbas disponíveis para a política antidrogas no município.

%d blogueiros gostam disto: