Universitários do Cescage conhecem galerias da Cadeia Pública de PG

Estudantes de Direito, das Faculdades Cescage realizaram nesta semana uma visita técnica à Cadeia Pública de Ponta Grossa Hildebrando de Souza. Ao todo 36 alunos da participaram da atividade que contou com a participação da professora Priscila Sutil de Oliveira e decorreu da realização do curso de Análise Crítica do Sistema Carcerário proferido pelo professor Alencar Frederico Margraf. No curso foram abordados temas teóricos sobre o sistema prisional brasileiro, principalmente sobre a atuação e interferência dos três poderes do Estado e da sociedade em relação aos direitos e deveres dos detentos. “A intenção do Curso sobre o sistema carcerário foi demonstrar para os acadêmicos a realidade vivida pelos detentos. Não basta apenas apresentar argumentos teóricos ou apontar alguns exemplos em sala de aula, sendo fundamental para o aprendizado do aluno o contato com a realidade fática”, comentou Margraf.

Após quatro finais de semana de curso, foi realizada a visita técnica no estabelecimento prisional de Ponta Grossa. Os acadêmicos puderam acessar as galerias onde os detentos ficam alojados e receberam instruções do agente Everton Rodrigo dos Santos, bem como do diretor da cadeia pública, Bruno Jose Prospt, os quais estiveram dispostos a sanar qualquer dúvida dos acadêmicos durante toda a visita técnica. “Nunca tinha visto algo parecido. Muito importante conhecermos na prática como é a realidade do sistema carcerário”, disse o estudante Gustavo Prestes Oliveira.

Durante a visita o agente Everton dos Santos esclareceu sobre os principais desafios encontrados para manter a ordem interna, ressaltando que o auxílio da sociedade é fundamental para reduzir os conflitos internos e toda ajuda faz muita diferença. Na oportunidade os acadêmicos doaram fraudas geriátricas. “Tecer comentários sobre determinada situação sem conhecê-la certamente acarretará em raciocínios levianos e superficiais. Ver o local em que os presos cumprem a pena ou que aguardam o julgamento é importante para ampliar os horizontes sobre uma realidade pouco discutida, proporcionando novos debates e criando soluções mais eficazes”, enalteceu o professor Alencar Margraf.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: