Tecnologia do trator movido a biometano é sucesso na Digital Agro

Durante os dois dias da Digital Agro, maior feira de tecnologia para a agricultura da América Latina, o protótipo do trator movido a biometano da New Holland entusiasmou os visitantes por possibilitar a independência energética dos produtores rurais. A Digital Agro foi organizada nos dias 21 e 22 pela Frísia Cooperativa Agroindustrial e teve o apoio da New Holland e da Tratornew, concessionária da marca.

Segundo Eduardo Kerbauy, diretor de Marketing de Produto da New Holland e palestrante na Digital Agro, a previsão é que o trator esteja no mercado até 2020 e revolucione a forma de produzir energia no mundo, já que o biometano é produzido a partir de dejetos de animais, biomassa, entre outros resíduos considerados passivos ambientais.

Desempenho

O modelo T6.140 que estava na feira passa por testes na região dos Campos Gerais e, em janeiro deste ano, esteve no município de Santa Helena (PR), onde foi realizada a primeira avaliação da máquina na América Latina, em uma propriedade que produz biometano em parceria com a Itaipu Binacional. Na ocasião, foi comprovado o desempenho da máquina: consumo de 30% menos de combustível e emissão de 80% menos de CO2, quando comparada a um trator movido a combustível fóssil. A autonomia desse T6 é de cerca de seis horas.

Apresentada na Farm Progress Show 2017, nos Estados Unidos, a futura geração do trator a biometano foi tema da apresentação de Kerbauy na Digital Agro. Equipado com um motor da FPT Industrial, o modelo tem o mesmo desempenho e a mesma durabilidade em relação ao equivalente movido à diesel, mas com custos de funcionamento bem menores. Sua autonomia é de um dia inteiro de trabalho.

Cabine

Além das características de consumo e de emissão já citadas, o trator conceito movido a biometano tem uma cabine com teto panorâmico inovadora que oferece um ambiente operacional diferenciado, com grandes inovações tecnológicas, tais como: controles integrados ergonomicamente, design arrojado de todo o trator e cabine, quatro displays interativos e tecnologia de agricultura de precisão completamente integrada ao trator.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: