Pronatec Turismo oferece mais 2,1 mil vagas em cursos à distância gratuitos

Estão abertas as inscrições para 2,1 mil vagas de cursos de qualificação profissional ofertados pelo Pronatec Turismo, na modalidade Ensino à Distância (EAD). O município de Ponta Grossa foi contemplado com vinte e um cursos relacionados às áreas de indústria, comércio e turismo. Os cursos são voltados a pessoas com mais de 16 anos que possuam ensino fundamental completo ou médio, conforme especificações de cada curso. A oferta dos cursos está sendo realizada através da Fundação Municipal de Turismo, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional e Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), ofertados pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC). As inscrições seguem até dia 16 de agosto.

“O investimento no turismo da nossa cidade e região também passa pela qualificação profissional de quem realiza esse atendimento na rede hoteleira e gastronômica, ou também aqueles que querem atuar nesse segmento. Queremos garantir que o turismo na cidade esteja fortalecido para receber adequadamente os turistas e ainda ser fonte de renda para a mão de obra de Ponta Grossa”, avalia a vice-prefeita e presidente da Fumtur, Elizabeth Schmidt.

Este já é o segundo lote de cursos que o município é contemplado nesta modalidade, sendo que no primeiro lote, mais de mil pessoas se inscreveram. A novidade na oferta dessas novas vagas está na abertura de vagas para cursos relacionados ao comércio e turismo, garantindo mais opções de qualificação para mão de obra de Ponta Grossa e região. Os cursos são gratuitos com previsão de início em 28/08, ensino à distância (EAD), com duração média de 160 horas (3-4 meses) e certificado pelo MEC.

“A qualificação da mão de obra local desenvolve tanto o cidadão quanto a cidade. Já estamos com as inscrições abertas e a Sala de Qualificação está disponível para todos os interessados”, comenta diretor do Departamento de Qualificação Profissional, Vitor Hugo de Oliveira.

As pré-matrículas podem ser realizadas na Agência do Trabalhador, na Fundação Municipal de Turismo ou na Sala de Qualificação. É preciso levar documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência e ter um e-mail ativo) para preencher um formulário de pré-matrícula.

Primeiro lote de vagas

Para os que já realizaram a pré-matrícula no primeiro lote poderem iniciar o curso online, é preciso que os candidatos realizem a confirmação da inscrição até o dia 27 de agosto por meio dos dados enviados com o remetente: Sistec MEC (sistec@mec.gov.br) no email cadastrado no momento da pré-matrícula. Aqueles que não indicaram email ou não receberam a carta de encaminhamento, devem realizar a confirmação da matrícula nos cursos em um dos pontos de atendimento abaixo, munidos de CPF.

Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) – Rua 07 de Setembro, 510 – Centro – Telefone: 3901-1601/3223- 3709

Agência do Trabalhador – Rua Dr. Penteado de Almeida, 240 – Centro -Telefone: 3222-9980

Sala de Qualificação (Prefeitura – 4º andar) -Avenida Visconde de Taunay, 950 – Ronda – Telefone: 3220-1250

Os candidatos que não tiverem como acessar a internet para realizar os cursos, podem usar os equipamentos disponibilizados na Agência do Trabalhador. Basta realizar cadastro e agendamento de horário na Sala de qualificação. Aqueles que não indicaram email no momento da inscrição precisarão criar uma conta válida para realização do curso.

Produtor de Cerveja

Em relação ao Curso Produtor de Cerveja, que está sendo ofertado novamente, aqueles que já realizaram a pré-matrícula no 1º lote para este curso terão suas vagas garantidas junto aos inscritos neste momento e não precisam se inscrever novamente.

 

Cursos

Curso Numero de Vagas
Assistente de Faturamento 90
Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção 150
Assistente de Recursos Humanos 150
Assistente Administrativo 150
Auxiliar de Fiscalização Ambiental 90
Auxiliar de Laboratório de Saneamento 90
Editor de Projeto Visual Gráfico 90
Editor de Vídeo 90
Espanhol Básico 150
Fotógrafo 150
Ilustrador 100
Inglês Básico 150
Inspetor de Qualidade 150
Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) 100
Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Básico 100
Operador de Câmera 90
Produtor de Cerveja 150
Promotor de Vendas 150
Recepcionista 150
Reciclador 150
Vendedor 150
%d blogueiros gostam disto: