Prefeitura realiza abertura do 1º Encontro de Cicloturismo de Ponta Grossa

Além da abertura do Encontro, o Prefeito sancionou três leis ligadas ao turismo e esporte para Ponta Grossa

Na tarde de sexta-feira (10) a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) e da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp), realizou a abertura do 1º Encontro de Cicloturismo de Ponta Grossa, que será realizado na tarde de sábado (11). O trajeto foi nomeado ‘Santa Bárbara’ e contará com uma rota de 35 km a ser percorrida, por algumas das belezas naturais do município.

O 1º Encontro de Cicloturismo de Ponta Grossa é um evento gratuito e haverá sorteio de brindes para aqueles que se inscreverem antecipadamente. A saída acontece às 14 horas, o ponto de partida será o Premium Vila Velha Hotel, seguindo para a Usina Hidrelétrica do Pitangui, Cachoeira de Santa Bárbara (Cânion do Rio São Jorge), Capela Santa Bárbara e chegada no Pop 70’s Gastrobar.

Para se inscrever, basta acessar o link:

https://goo.gl/forms/HnVrhxo60prNXdX32 e preencher as informações solicitadas.

O prefeito Marcelo Rangel participará da atividade e acredita ser muito importante fomentar o turismo e o ciclismo na região. “Hoje é um dia histórico para a cidade de Ponta Grossa, amanhã eu participarei do 1º Evento de Cicloturismo da cidade, que foi idealizado e realizado pela Fumtur e Fundesp. Espero que a população veja essa atividade como um incentivo para a prática deste esporte que tem tudo para ser um grande sucesso em nosso município”, relata Rangel.

A presidente da Fundação Municipal de Turismo e vice-prefeita, Elizabeth Schmidt, comenta sobre a abertura do evento. “Eu e o secretário Marco Macedo estamos muito felizes e alegres por estarmos lançando hoje esse 1º Encontro de Cilcoturismo de Ponta Grossa. Nós estamos fazendo acontecer esse momento. Aliamos o ciclismo com o cicloturismo e fizemos a seguinte diferenciação: o ciclista é o praticante do ciclismo na sua localidade, onde ele mora e o cicloturista, ele é o praticante do ciclismo quando ele vai visitar outras localidades. O nosso objetivo aqui, é fomentar o cicloturismo, que é esse movimento de pessoas indo e vindo”, Schmidt ainda agradeceu a presença e a colaboração dos parceiros em mais um projeto.

Para o presidente da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp), Marco Macedo, hoje é um dia histórico. “Hoje é o início de uma das rotas que nós vamos fazer do cicloturismo em Ponta Grossa. Eu fico muito feliz por esse projeto estar se tornando realidade”, comenta Macedo que relembrou de uma reunião que teve com os ciclistas para definir a atividade, que, agora, está se efetivando.

Schmidt ainda faz menção à importância do turismo para a economia, já que a ideia da vice é transformar a cidade na Capital de Cicloturismo do Paraná. “O turismo é cativante e movimenta milhões de reais ao redor do mundo e no Brasil não é diferente. Ponta Grossa não pode ficar de fora, nós temos que conquistar esses turistas”, finaliza a vice-prefeita.

Na abertura do Encontro estiveram presentes alguns secretários representando o executivo e em representação ao legislativo local, alguns vereadores acompanharam a atividade.

 

Detalhes do trajeto do 1º Encontro de Cicloturismo

Trecho Ponto de Parada 1. Usina de Pitangui (Saindo da Rotatória da UEPG – Campus Uvaranas):

Link da Rota: https://goo.gl/maps/z4GEGWUXDnQ2

– Segue pela R. Valério Ronchi e, a partir da rotatória, atravessando ponte sobre Rio Verde, segue à esquerda na Estrada Municipal – não há pontos para dobrar, somente ir reto, trecho de asfalto e posteriormente de terra.

 

Trecho Ponto de Parada 2. Capela de Santa Bárbara (Saindo da Usina do Pitangui)

Link da Rota: https://goo.gl/maps/4iGA9PzuvYR2

– Volta pelo mesmo trecho de ida da rota 1 (Estrada Municipal) até a Ponte sobre o Rio Verde. Vira à esquerda na R. Arichernes Carlos Gobbo. Segue sentido Alagados até a entrada para a Cachoeira do São Jorge. Ao chegar na Placa da Cachoeira, utilizar o acesso para o São Jorge (seguindo sempre à esquerda).

 

Leis Sancionadas

Durante a abertura do Encontro, o prefeito Marcelo Rangel também sancionou três leis que estão ligadas ao turismo e ao esporte em nossa cidade. A Lei nº. 12.955, com autoria do vereador Celso Cieslak, institui no calendário oficial do município de Ponta Grossa o dia do Ciclista e do Cicloturista, como sendo o dia 10 de novembro. Com o objetivo de fazer com que os ponta-grossenses percebam a importância desse meio de locomoção, que é a bicicleta e incentivando o seu uso no cotidiano, além de fomentar o cicloturismo.

Já a Lei nº. 12.982, elaborada pelo vereador Divo, também institui no calendário do município uma data em alusão ao Triciclista, que será em 12 de outubro. Essa lei tem como objetivo valorizar as pessoas que se reúnem para passear, viajar usando o triciclo como meio de transporte.

A professora Rose elaborou Lei nº. 12.957, que também foi sancionada nesta tarde e institui o programa Ponta Grossa Turística. A Lei tem como objetivo a exibição obrigatória de vídeo de cunho turístico em todos os shows, sessões de cinema, eventos culturais e demais atividades similares realizadas na cidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: