PM aumenta efetivo nas ruas ante ameaças do PCC

Mensagens de supostos membros da organização falam em vingar morte de integrante

Luís Carlos Pimentel

O 1º Batalhão da Polícia Militar aumentou o número de policiais nas rondas policiais pela cidade. Tal medida deve-se às ameaças postadas em redes sociais por supostos membros do Primeiro Comando da Capital, a cuja organização pertencia o assaltante e traficante Vinícius de Jesus Lemes, 25 anos, morto na quinta-feira, 10, em confronto com policiais militares na Rua Thaumaturgo de Azevedo, Vila Cipa.

Vinícius atirou contra os policiais assim que as equipes desembarcaram em frente a sua casa. Os PMs tinham a confirmação de que Vinícius participara de assalto contra o Boteco da Visconde, situado na Visconde do Sinimbu, São José, com outros elementos no início da semana. Depois, soube-se que ele também foi coautor do roubo contra farmácias. Além desses crimes, o delinquente vinha sendo procurado porque escapara da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, local em que cumpria pena por crime de tráfico de entorpecente.

Após deixar o presídio, Vinícius continuou com o tráfico. Durante a perícia e vistoria em seu domicílio, os policiais localizaram oito quilos de maconha, uma balança de precisão, certa quantia em dinheiro e um caderno com o registro contendo a contabilidade de suas ações criminosas.

O caderno é a grande evidência de que Vinícius pertencia ao PCC. Naquela prova consta o nome da organização e, ainda, a posição do marginal nas operações. A sigla RF demonstra que ele era responsável pelo gerenciamento do dinheiro provindo das rifas realizadas pelo PCC entre os seus membros e “companheiros”. Estes, não são integrantes do grupo, mas agem como colaboradores quando necessários, seja fornecendo armas, veículos furtados para as ações delituosas ou mesmo como olheiros e fornecer abrigo caso necessário; enfim, cuidam da “logística”.

Mensagens

Em uma das postagens que estão circulando pelas redes sociais é a de que a organização pretende atingir os agentes da Segurança Pública; outra, revela que a intenção é “causar terror” na cidade.

Oficiais da Polícia Militar informaram que muitas pessoas estão passando trote. Isso está prejudicando o atendimento em casos concretos. Por outro lado, pedem para que a população não compartilhem essas postagens.

Veículo

O Ford kA roubado e usado na fuga após o assalto a funcionários e clientes do Boteco da Visconde foi localizado nessa sexta-feira, 11, pela manhã, nos fundos de uma moradia do Residencial Londres. Os moradores foram ouvidos, mas suas declarações não foram divulgadas; ninguém da família ficou detida.

Jovem encontrado morto no Taquari

Um pescador encontrou na manhã de quinta-feira, 10, o corpo de uma jovem próximo à ponte sobre o Rio Taquari, no bairro do mesmo nome. O corpo apresentava perfuração de projetil de arma de fogo na região da cabeça. A vítima foi identificada como sendo Raul Elvis de Souza, 19 anos.  A Seção de Homicídios não repassou mais dados sobre o fato, mas trabalha ouvindo familiares e amigos de Raul.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: