PG ganha disque-denúncia contra a corrupção

Proposta é do vereador Vinícius Camargo (PMB) e foi aprovada em primeira discussão no Legislativo Municipal nesta segunda-feira (30).

Ponta Grossa deve ganhar um novo mecanismo de combate à corrupção. É isso o que prevê o projeto de lei 123/2017 de autoria do vereador Vinícius Camargo (PMB) que cria o disque-denúncia municipal para que o cidadão possa delatar casos de corrupção e desvios morais na esfera pública. A proposta foi aprovada em primeira discussão na sessão desta segunda-feira (30) e será novamente discutida na próxima quarta-feira (2).

A proposta do vereador prevê a implementação de um disque-denúncia municipal como forma de monitorar o funcionamento da máquina pública. Na visão de Vinícius Camargo (PMB), a iniciativa deve se assemelhar ao serviço do número 156, lançado recentemente pela Prefeitura, mas deve ao mesmo tempo servir como “canal direto do cidadão com o poder público quando o assunto são denúncias de corrupção”.

Na tribuna da Casa de Leis, Vinícius argumentou que a ferramenta do disque-denúncia vai contribuir com um melhor fiscalização da máquina pública, já que o cidadão poderá fazer isso de casa e preservando a identidade, por exemplo. “Cito como exemplos pequenos desvios éticos e morais cometidos na máquina pública, atos esses que nem sempre movem investigações do Ministério Público, mas devem ganhar uma resposta da própria Prefeitura, como é o caso de uma sindicância, por exemplo”, defendeu Camargo.

Proposta não gera custos

Vinícius Camargo (PMB) defende que não há custo na implementação da proposta, mas sim um investimento necessário na melhoria da própria máquina pública. Na visão do Vinícius, parte da estrutura da própria Prefeitura no atendimento do telefone 156 poderia ser utilizado para implementar o disque-denúncia.

Nova votação

Aprovado em primeira discussão, o projeto de lei será novamente votado na próxima quarta-feira (02) em segunda discussão. Caso a iniciativa seja aprovada, seguirá para a sanção do prefeito Marcelo Rangel (PPS).

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: