Pesquisa aponta que 100% dos pacientes recomendam Clínica Odontológica do Cescage

Os professores de Odontologia das Faculdades Cescage, realizaram uma análise da satisfação e perfil dos pacientes atendidos na Clínica Odontológica Cescage. A pesquisa foi realizada com os pacientes que foram atendidos pelos acadêmicos com supervisão dos professores. O trabalho foi desenvolvido pelos professores Xenia Carla Leite e Leonardo Piazzetta Pellissari com a participação das alunas Thaline Salamaia e Thelma Melo Carneiro.

Ao todo 73 pacientes participaram da avaliação que contava com questionamentos sobre os tratamentos, higienização, atendimento, satisfação, renda, entre outros. Os alunos realiza aproximadamente 2 mil atendimentos mensais na Clínica Odontológica Cescage. A professora Xenia Carla Leite, ressaltou a importância de realizar uma pesquisa de satisfação. “Entender como o paciente se sente diante de um tratamento realizado é de suma importância, não só para o local de ensino, mas também para promover melhorias na qualidade do atendimento feito pelo acadêmico ao paciente, trazendo conforto e harmonia a este, seja no âmbito ético ou na técnica propriamente dita”, detalhou.

A estatística apontou que 54,79% dos atendimentos são realizados com as mulheres e 45,21% homens.  As idades com maior procura foram 18-30, com 30,14% e 41-50, com 30,14%. Socioeconomicamente a classe média baixa teve grande representatividade nos procedimentos, onde 38,36% dos pacientes relataram que ganham entre 1 a 2 salários mínimos e 30,14% de 2 a 3 salários mínimos. Dos pacientes pesquisados 39,73% disseram estarem desempregados e 52,05% afirmaram que estão empregados. “Notou-se a dificuldade destes em relação à condição financeira e em relação ao acesso à educação, porém, mesmo com tantas limitações, observou-se que muitas pessoas em idades ativas, se ausentaram de seus empregos para tratamento odontológico, mostrando que a população está cada vez mais conscientizada da importância de se ter uma saúde bucal adequada mesmo com tantos obstáculos enfrentados diariamente”, apontou a professora Xenia Carla Leite.

Os maiores motivos pela procura da Clínica do Cescage são; não terem dinheiro para o tratamento particular (28,77%), pela presença de alunos e funcionários conhecidos (28,77%) e pela indicação de amigos (26,3%). Na pesquisa de satisfação 67,12% disseram estarem muito satisfeitos em relação à organização e conforto, em relação à limpeza 69,86% estão muito satisfeitos. “Um ponto chave para a satisfação dos pacientes em relação à Clínica está no ambiente oferecido pela faculdade, quesito que também nos favorece, já que a grande maioria dos pacientes está muito satisfeita em relação aos fatores que integram o ambiente”, disse o professor Leonardo Piazzetta Pellissari.

O bem estar do paciente foi observado, e 98,63% responderam que confiam no atendimento prestado pelo aluno, sendo que estavam uniformizados adequadamente (luvas, máscara, gorro, óculos), de uma escala de 0 a 10, a pesquisa apontou que 80,82% dos pacientes deram nota dez ao atendimento dos estudantes e 100% recomendariam a Clínica Odontológica Cescage. O professor Leonardo Piazzetta Pellissari comentou que os pacientes tem confiança no atendimento dos alunos. “Muitas pessoas se dirigiram à Clínica por sentir confiança no tratamento realizado pelo graduando, sendo a satisfação dos pacientes em relação à disciplina de Clínica Integrada fato comprovado na presente pesquisa, tanto pela estrutura, bem como pelos serviços e cordialidade oferecidos pelos acadêmicos”, diz a professora.

%d blogueiros gostam disto: