22/12/2016
Escritora de Curitiba lança livro infanto-juvenil sobre “tragédia de Mariana”

Mariana é o mais novo livro da escritora carioca, radicada em Curitiba, Ana Rapha Nunes. A obra infanto-juvenil, lançadapela editora Inverso, apresenta uma história ambientada na cidade de Mariana, Minas Gerais, contando a tragédia ocorrida em novembro de 2015, pelos olhos de uma menina de doze anos, também chamada Mariana. Uma história sobre mudanças, perdas e superação, mas, sobretudo, uma história de sonhos e esperança. Mariana é uma obra carregada de emoção, que faz os jovens leitores refletirem sobre acontecimentos recentes da nossa história.

A menina Mariana vive em uma pequena cidade de Minas Gerais. Passa os seus dias rodeada pela natureza, subindo em árvores, pegando fruta no pé, observando o pôr-do-sol, aproveitando as alegrias da infância. Vai crescendo e sonhando com o mar… No entanto, nem tudo são flores no caminho da menina, que terá de largar sua terra natal e ir com os pais para a cidade de Mariana. Lá surgirão novos amigos, florescerão descobertas e o seu primeiro amor. Mas um mar de lama atravessará o seu destino. A coragem e a determinação serão fundamentais para Mariana que se vê obrigada a crescer de uma hora para outra. Em poucos minutos, a sua vida e a de tanta gente irão virar de cabeça para baixo. O que fará Mariana diante desse novo universo?

A autora vem ganhando destaque nas redes sociais e nos eventos locais, sempre participando de palestras e bate-papos literários, em escolas e empresas, divulgando a importância da leitura, o que também trabalha incessantemente em sala de aula, visto que é professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e de cursos de graduação.

Ana Rapha Nunes também é autora do livro infanto-juvenil A Lua Que Eu Te Dei, pela editora Appris. A obra traz a história de uma bela amizade de infância, mostrando-se as mudanças na pré-adolescência e levando a uma reflexão sobre os valores em nossas vidas, como saber valorizar os verdadeiros amigos.

A autora é membro integrante da AEILIJ e vem participando de várias entrevistas nos meios de comunicação, além de os seus livros serem alvo de resenhas feitas por blogueiros de todo o país. Para conhecer mais sobre a autora e adquirir seus livros, basta acessar o Facebook dela (escritora Ana Rapha Nunes), que envia exemplares autografados para todo o país, ou ainda lhe enviar um e-mail: escritora.anarapha@gmail.com

A obra da autora tem sido alvo de várias reportagens na mídia, bem como alguns exemplos a seguir:

http://pr.ricmais.com.br/parana-no-ar/videos/mercado-brasileiro-de-livros-e-afetado-pela-crise/

http://paginacinco.blogosfera.uol.com.br/2016/07/07/tragedia-de-mariana-inspira-autora-em-livro-infanto-juvenil/

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/08/tragedia-em-mariana-inspira-autora-de-curitiba-em-livro-infanto-juvenil.html

http://eraoutravez.blogfolha.uol.com.br/2016/09/26/prestes-a-fazer-um-ano-tragedia-de-mariana-mg-inspira-livros-para-criancas/)

Participou das Feiras do Livro de Araucária e de Joinville. Esteve presente na Bienal do Livro em São Paulo, com sessão de autógrafos, no estande da editora Inverso, sendo sucesso de vendas e tendo os livros esgotados durante o evento.  Esteve participando da Feira do Livro em Caxias do Sul, a qual teve como uma das homenageadas a ilustradora do livro Mariana, Karen Basso.

Ambos os livros têm sido adotados em escolas. A Lua que eu te dei foi lido pelo 6º ano do colégio Novo Ateneu (Curitiba-PR) e pelo 5º ano da escola Santa Terezinha (Curitiba-PR). Já Mariana foi trabalhado pelo 7º ano do colégio José de Alencar (Fortaleza - CE). 

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.