19/12/2016
Prefeito de Castro entrega praça e ecoponto no Jardim Cantagalo

Assessoria

Nesta segunda-feira (19) o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, entregou às famílias do Jardim Cantagalo a praça Judite Baniski Fontana e o Ecoponto Cantagalo. A entrega foi acompanhada pelo vice-prefeito, Marcos Bertolini; o presidente da Câmara, vereador Gerson Sutil; secretária municipal de Obras e Serviços Públicos, Neide Higaki Watanabe; além de demais secretários municipais; comunidade da região; servidores e familiares de Judite. “Este era um local em que existia uma quadra de esportes mas no entorno não havia nada, só matagal e lixo depositado. Por isso, além de oferecer um lugar de lazer à comunidade também construímos o ecoponto para que as pessoas tenham local adequado para depositar os resíduos”, aponta o prefeito Reinaldo Cardoso.

Para a construção da praça e do ecoponto, a Prefeitura investiu pouco mais de R$ 242 mil. A praça do Jardim Cantagalo, por sua vez, foi totalmente revitalizada. O espaço ganhou parquinho com areia, bancos, lixeiras e iluminação. Foi realizado também paisagismo, com plantio de grama e árvores. A quadra de esportes existente foi completamente reformada.

“Ao todo, realizamos nesta gestão mais de 80 obras. E, fico especialmente feliz em entregar espaços de lazer para a comunidade porque quando meus filhos eram pequenos eu sentia muita falta de locais públicos em que eu pudesse levá-los para brincar. E, neste mandato reformamos e construímos praças em diversos locais. Assim, os moradores têm agora lugar de convivência e as crianças podem brincar com segurança. Fico muito feliz em ver que este espaço já está sendo tão aproveitado”, frisa a secretária.

Na ocasião, o prefeito Reinaldo destacou o processo de implantação do Jardim Cantagalo. “É um prazer a gente relembrar a história e pensar em quantas alegrias a vida nos oferece pelo trabalho que a gente realiza. O Jardim Cantagalo, por exemplo, foi o primeiro projeto habitacional que implantei, no meu primeiro mandato como prefeito, e totalizou 400 casas. Hoje esta é uma região desenvolvida, um bairro com estrutura excelente. E, fico muito feliz em poder trazer mais melhorias para o local, como a praça e o ecoponto”, frisa.

Com a praça, a Prefeitura e Câmara de Vereadores prestam uma homenagem a Judite Baniski Fontana, moradora do Jardim Cantagalo que trabalhou em benefício da comunidade. “Sempre defendi que os equipamentos públicos que inauguramos levassem o nome das pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da área onde estes equipamentos são construídos. E, a Judite foi um exemplo de mãe e de mulher que trabalhou pela comunidade. Por isso, fico muito feliz em poder prestar esta homenagem a ela”, relata Dr. Reinaldo.

Moacir Fontana, viúvo de Judite, em nome da família, agradeceu pela homenagem. “Agradeço a Deus por todo o tempo que passei ao lado de Judite e pela linda família que constituímos. Fico muito grato pelo nome dela ser eternizado neste espaço tão bonito”, expõe.

Na tarde desta segunda-feira, inclusive, dezenas de crianças e adolescentes já desfrutavam do espaço. A moradora Laura Carneiro, que acompanhou a inauguração, elogiou as obras. “Este espaço era horrível e agora, com a praça, está muito lindo. Os meus netos moram na colônia Terra Nova, mas sempre me visitam. Hoje mesmo eles estiveram na minha casa e já aproveitaram para brincar no parquinho da praça”.

Ecoponto
O Ecoponto Jardim Cantagalo ganhou cobertura para os contêineres, alambrado de proteção e portão de acesso, construção de portaria para recepção e calçadas. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas e aos sábados, das 8h30 às 11h30.

O Ecoponto é um local de entrega voluntária de pequenos volumes - até 1 m³ - de entulho de obras, móveis usados, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, poda de jardim e de resíduos recicláveis. Assim, as pessoas podem descartar gratuitamente os materiais que não são recolhidos pelas coletas regulares no ecoponto, evitando que estes materiais sejam abandonados nas calçadas, ruas e terrenos baldios. “Antes, era muito comum a gente ver terrenos baldios repletos de lixo. Agora, com a implantação dos ecopontos, a população pode destinar os resíduos de forma fácil e correta, nos ajudando a manter a limpeza da cidade”, explica o prefeito.

Homenagem
Judite nasceu em Ponta Grossa no dia 30 de janeiro de 1955, filha de Carlos Baniski e Anastácia Baniski. Ainda na sua infância se dedicou a cuidar de sua mãe, que era muito doente, vindo a falecer em 1973.

Em 1974, Judite casou-se com Moacir Fontana. O casal teve dois filhos: Sandro Alex e Luciano Carlos. Após o parto do segundo filho, Judite teve complicações e precisou passar por uma cirurgia para retirada do útero. A cirurgia era delicada e ela corria risco de morte. Assim, no leito do hospital fez uma promessa de que se a cirurgia fosse bem-sucedida, um dia ela adotaria um filho.

Em 1984 a família mudou-se para Castro. Moacir montou uma pequena empresa de esquadria de ferro e Judite montou um pequeno restaurante onde realizava os serviços operacionais e administrativos. Sempre teve muito cuidados com os filhos e com seu esposo, mas como o seu filho mais velho tinha crises convulsivas sempre estava em busca de tratamentos em todos os lugares e quando ele estava com seus 17 anos finalmente obteve êxito.

Já em 1988 ela consegue cumprir a promessa feita quando estava no leito do hospital que era a de realizar a tão esperada adoção. Então veio integrar a família Simone Aparecida Fontana.

Judite e Moacir completaram 42 anos de casamento. Tiveram seis netos e uma bisneta. Faleceu em 6 de outubro de 2016, deixando grande exemplo de generosidade e amor ao próximo. 

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.