16/12/2016
Justiça Eleitoral entrega diplomas aos vereadores eleitos em Piraí

Assessoria

A Justiça Eleitoral diplomou na tarde desta sexta-feira (16) os vereadores eleitos no pleito de 2016. A partir de agora, Marilia Olímipa (PTB), Luciano Solek (PSB); Marcio do Gás (PMB); Carlinhos Tropeiro (PSDC), Parailio de Oliveira King (PMDB), Edson Staron (SD), Dalney Bueno (PSD), José Carlos dos Santos (PSD) e Samir Jayme (DEM), estão aptos para tomar posse na Câmara no dia 1º de janeiro de 2017.

A cerimônia de diplomação ocorreu no Salão do Júri do Fórum Estadual de Piraí do Sul e teve a presença de representantes do Ministério Público, Polícia Militar e Poder Executivo. Além desses parlamentares, os suplentes até a 3ª colocação também receberam diplomas da Justiça Eleitoral.

Durante o ato, a Juíza de Direito de Piraí do Sul, Leila Montilha ressaltou a responsabilidade das autoridades legislativas, como peças fundamentais ao desenvolvimento do município. “Nós passamos por um momento delicado de muita descrença, mas acredito que os senhores honrarão o compromisso que fizeram com o povo dessa cidade. Lembrem-se que o compromisso não se resume ao grupo de pessoas que os elegeu, mas  se estende a toda a população piraiense”, expôs.

A Juíza finalizou sua fala mencionando um pensamento do poeta alemão ‘Bertolt Brecht’. “Não aceites o habitual como coisa natural, pois em tempo de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar”.

A cerimônia de posse dos vereadores eleitos para a próxima Legislatura será no dia 1º de janeiro de 2017, às 17h00, no Pavilhão Cultural.

Em quatro anos, mais de 2.600 proposições tramitaram na Câmara
Os trabalhos da Legislatura 2013-2016 foram finalizados oficialmente nesta semana, com a realização da 40ª sessão plenária do ano. Mais um período legislativo se encerrou contabilizando a tramitação de mais de 2.600 proposituras, número que abrange projetos de lei, indicações, requerimentos, pareceres, moções, emendas entre outros documentos assinados pelos parlamentares.

A Casa fecha o quadriênio com a organização de 148 sessões ordinárias, 50 extraordinárias, 12 audiências públicas e 06 reuniões solenes. Até o dia 31, essas contas ainda podem mudar, caso os vereadores organizem algum encontro extraordinário.

Projetos e Leis
Os parlamentares encerraram o mandado com a deliberação de 392 propostas de lei. Estão inclusos neste cálculo, o debate de projetos complementares, substitutivos e alterações na lei orgânica. O número abrange textos aprovados, devolvidos e arquivados.

A área industrial foi o setor com mais matérias votadas, girando em torno de 50 projetos. Na sequencia vem os setores de infraestrutura, saúde, educação e administração. Em média, os vereadores avaliaram 98 temas por ano. A Legislatura anterior, por exemplo, apreciou uma média de 63 projetos em cada ano.

“Muitos projetos passaram por aqui, especialmente com relação à doação, tramitação e deliberação de terrenos industriais. A Câmara trabalhou muito pensando no desenvolvimento do município”, expôs o presidente do Legislativo, vereador Luciano Solek.

Sugestões
No decorrer dos últimos quatro anos, a Câmara formulou um total de 1.229 indicações. Os serviços de infraestrutura foram os mais requisitados pelos vereadores, como a melhoria da área urbana e a restauração da malha viária rural.

Fiscalização
Esta Legislatura também encaminhou 170 requerimentos. Através dos documentos, o parlamento buscou respostas sobre os procedimentos da administração. Também fiscalizou o cumprimento das leis, o cronograma de obras e o funcionamento de serviços públicos.

“Recentemente discutimos com a Rodonorte o tráfego entre Piraí do Sul e Brotas. Fizemos audiências com Sanepar cobrando melhorias nos serviços, além da implantação de esgoto nos bairros, como também a ligação da rede água no Bonsucesso e Brotas”, relatou o presidente.

Avaliação
A atual presidência da Câmara considerou proveitoso o mandato e as ações desenvolvidas pelos vereadores no quadriênio. “O trabalho da legislatura, como os números falam, foi muito proveitoso ao município. Sem contar que muitas proposições dos vereadores trouxeram melhorias de modo direto à Piraí do Sul”, opinou Solek.

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.