15/12/2016
Castro recebe Prêmio Gestor Público Paraná

Assessoria

Castro esteve entre os municípios do Estado premiados na quarta edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). A diretora municipal de Meio Ambiente, Maria Inez Pedrosa Machado, representou o prefeito Reinaldo Cardoso na solenidade de premiação realizada na segunda-feira (12), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. E, nesta quarta-feira (14), a diretora repassou o prêmio ao prefeito Reinaldo Cardoso.

Neste ano o tema foi 'Trabalho: o município promove. O estado avança'. O prêmio - organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com participação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e apoio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) - visa incentivar as administrações públicas municipais a desenvolver ações integradas, por meio de projetos e boas práticas que garantam melhorias na qualidade de vida das comunidades onde foram desenvolvidos. 

De Castro, a iniciativa premiada é o 'Programa Saneamento Rural - Implantação de Sistemas de Abastecimento de Água em Comunidades Rurais'. Entre janeiro de 2013 até agora, os investimentos em abastecimento de água em comunidades do interior do município já somam cerca de R$ 1,5 milhão e beneficiam quase quatro mil pessoas. Os serviços de implantação dos sistemas são feitos em parceria entre Prefeitura, Sanepar, Funasa e comunidade. O Conselho Municipal de Meio Ambiente também contribui com os trabalhos. “Investir no abastecimento de água é investir na promoção da saúde das famílias do interior. Por isso, estamos muito contentes dos investimentos que conseguimos realizar nos últimos anos e o avanço neste setor”, explica o prefeito Reinaldo Cardoso, ressaltando ainda o trabalho realizado pela equipe de profissionais da Diretoria de Meio Ambiente.

Em Castro já foram implantados sistemas de abastecimento de água nas comunidades de Butiazal, Guararema, Conceição/Lageado, Santa Quitéria/Porteira e Jardim Samambaia. Atualmente, estão em andamento as obras de saneamento rural em São Luis dos Machados, Campina do Elias, Pinheiro Seco e Ribeirãozinho. Além disso, acontece a perfuração de cinco poços artesianos nas localidades de Olho D'Água das Grutas e Lageado e poços semiartesianos em Marmeleiro, Santa Rita e Garibaldi.

Para a diretora Maria Inez, a premiação é o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido junto a diversas comunidades rurais de Castro, com a participação ativa dos moradores. Nestas localidades, a comunidade forma uma comissão que recebe treinamento da Sanepar para realizar o gerenciamento do sistema.

O presidente do Sindafep, José Carlos Carvalho, por sua vez, elogiou o trabalho realizado pelo Governo de Estado e pela Assembleia Legislativa em prol do municipalismo no Paraná, e ressaltou a importância da premiação para as administrações municipais. “É um prêmio que veio para ficar. Estamos na quarta edição e com um banco de dados de projetos bem provido, com acesso para consulta pública. Com certeza, esses projetos vão gerar grandes frutos em todo o estado e no Brasil”, conclui Carvalho.

Durante a cerimônia, também foi realizado o lançamento oficial do V Prêmio Gestor Público, que em 2017 terá como tema o 'Saneamento Básico Essencial para uma Vida Saudável'.

(Com informações da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná)

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.