13/12/2016
Unidades de saúde de Castro recebem 'Certificação de Qualidade'

Assessoria

As unidades de Saúde da Família Lineu Aurélio Salgado - do bairro Morada do Sol - e Elvira Kugler, da Vila Rosário, ambas em Castro, receberam nesta segunda-feira (12), o Selo Bronze de Qualidade em Atenção Primária. A certificação é oferecida pelo Programa de Fortalecimento de Qualidade da Atenção Primária (APSUS), do governo do Paraná. As cerimônias de entrega da premiação foram realizadas nas respectivas unidades de saúde e contaram com a participação do prefeito Reinaldo Cardoso; o secretário municipal de Saúde, Júlio Cézar Sandrini e, pela 3ª Regional de Saúde, participaram a diretora Scheila Mainardes; a responsável pela Seção de Ações Estratégicas, Beatriz Vargas; e a coordenadora do processo de tutoria da abrangência da 3ª Regional, Fernanda Gomes.

Dos 12 municípios que compõem a 3ª Regional de Saúde, somente três tiveram unidades de saúde contempladas. “Castro teve duas unidades certificadas e é muito importante destacar que não foram selecionadas por um quesito de escolha, mas através de um processo de avaliação, na qual foram aprovadas, sendo que essa é a primeira certificação da atenção primária, o Selo Bronze. Ressalto ainda, que resultados como esse, só são possíveis, com um trabalho conjunto, com o desempenho da equipe de saúde, mas também com o apoio da gestão”, destaca a diretora da 3ª Regional de Saúde, Scheila Mainardes.

O prefeito Reinaldo Cardoso ressalta o trabalho desenvolvido na área de saúde no município. “É uma grata satisfação encerrar uma gestão que foi considerada uma das mais difíceis - por conta da crise econômica que o país vive, principalmente na área da saúde, com recursos escassos - com um resultado como este. Porque são em momentos como esses que uma boa gestão faz toda diferença e diante desse cenário, é a única forma de melhorar os serviços, assim estamos dando um exemplo de eficiência. Por isso, quero parabenizar a todos, funcionários, gestores, agradeço o trabalho que tem realizado para toda a comunidade de Castro”, enaltece o prefeito.

O secretário de Saúde, por sua vez, expõe a importância da premiação para as unidades de saúde. “Esse é o início da certificação na atenção primária no Paraná, e a avaliação externa é a ferramenta mais importante para o gestor e para as equipes de trabalho. Porque não somos nós que estamos avaliando o trabalho, mas se trata de um olhar 'de fora' e, principalmente, técnico para o serviço realizado. Estou muito contente em participar desse momento, mas o mérito é de toda a equipe que se dedicou para esse resultado e que, com certeza, conquistará o Selo Prata e o Selo Ouro nos próximos anos”, frisa Sandrini.

A certificação com o Selo Bronze - Segurança pelo cumprimento de metas no processo de qualificação em atenção a saúde, faz parte do Programa APSUS. O selo Bronze - Segurança tem por objetivo aferir o gerenciamento de risco, para garantir segurança ao usuário. É a primeira etapa dentro do processo certificação, sendo que no próximo ano, o selo a ser alcançado é o Selo Prata, que visa aferir o gerenciamento dos processos, para garantir valor aos clientes finais.

E em seguida vem o Selo Ouro, que deve aferir os resultados para garantir efetividade das ações desenvolvidas pela equipe para a sociedade.

O APSUS foi aplicado em várias etapas: na primeira foram realizadas oficinas aos profissionais das equipes de saúde. Em seguida, a Secretaria Estadual de Saúde instituiu a tutoria que colaborou com as equipes para colocar na prática, na rotina de trabalho, o aprendizado nas oficinas. A tutoria é o reconhecimento da complexidade da atenção primária à saúde e da necessidade de uma nova abordagem para as equipes de saúde, a partir da personalização do processo de aprendizagem, da aplicação dos fundamentos na prática cotidiana dos serviços e do monitoramento dessa aplicação em tempo real. 

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.