12/12/2016
Prefeito de Castro entrega reforma do Cras Consulesa Helena Van Den Berg

Assessoria

Nesta segunda-feira (12), o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, entregou as obras de reforma do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Consulesa Helena Van Den Berg. A solenidade foi acompanhada pelas secretárias municipais da Família e Desenvolvimento Social, Damisa Martins Gomes; e de Obras e Serviços Públicos, Neide Higaki Watanabe; vereador Cezar do Povo; secretários municipais, servidores e comunidade da região. Durante a cerimônia, houve ainda a apresentação de músicas natalinas pelo coral do Serviço de Convivência Manoel Ribas, e de idosos do grupo Viver a Vida.

“O Cras desempenha um trabalho muito importante para as famílias da região, por isso era fundamental que garantíssemos as condições adequadas para o atendimento que a comunidade merece. Hoje temos o melhor trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social da história de Castro, graças a toda equipe que tanto se dedica”, frisa Dr. Reinaldo.

A secretária Neide relembra que o imóvel tinha inúmeros problemas, principalmente em períodos de chuva e que a reforma era fundamental para solucionar os transtornos. Assim, com investimentos de R$ 190 mil, com recursos próprios do Município, houve a troca do telhado, melhorias na instalação elétrica, revestimento de paredes internas e pintura. “É uma satisfação muito grande entregar a reforma, porque, mesmo em um momento de crise econômica para os municípios, o prefeito Reinaldo se esforçou e deu prioridade à melhoria deste espaço. O Cras Consulesa é referência para outros municípios pelo trabalho que desenvolve e, isso se deve graças à parceria entre equipe e comunidade. Agora, as reformas melhoram ainda mais as condições do serviço prestado”, reforça Damisa. “Ficamos muito satisfeitos em receber o Cras reformado e somos muito gratos ao prefeito Reinaldo e à secretária Damisa pelo esforço para que a obra fosse realizada”, frisa a coordenadora do Cras, Rosmeri Dalazoana Gebeluka.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou ainda que foi no imóvel onde hoje funciona o Cras – e que na década de 80 sediava a Escola Familiar Rural – que iniciou o seu trabalho junto à comunidade. “Na época em que aqui ficava a Escola Familiar Rural, havia muitas pessoas que trabalhavam para viabilizar o funcionamento da Escola. Entre estas pessoas estavam Rubens Quintiliano e meu irmão, Ronie Cardoso. Com o falecimento de Ronie, em 1985, eu assumi a sua função e trabalhei por dois anos aqui. Foi então que despertou o interesse em ingressar na vida política e trabalhar mais ativamente pela população. Saí candidato a prefeito e fui eleito, assumindo em 1989. Foi neste período que a Escola passou a ser administrada pela Prefeitura, melhorando suas condições de funcionamento. Por isso, neste momento, em que chego ao final do terceiro mandato como prefeito, estar no Cras para entregar a reforma é um momento muito especial e que traz grandes recordações”, completa.

Cras
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Consulesa Helena Van Den Berg realiza, mensalmente, em média 900 atendimentos individuais e 140 em grupo. A área de abrangência são famílias dos bairros Jardim Cantagalo I, II e III; Castrolanda; Colônia Maracanã; Conjunto Habitacional Padre Piva; Invernada do Matadouro; Jardim Bailly; Jardim Colonial; Jardim das Araucárias I, II e III; Jardim das Nações; Jardim Dona Helena; Jardim dos Bancários; Jardim Pandorf; Jardim Santa Paula; Jardim São Francisco; Jardim São Miguel; Jardim Social Arapongas; Jardim Social Primavera I e II; Jardim Termas Riviera; Morada do Sol I, II, III, IV e V; Núcleo Habitacional Padre Piva; Prado Velho; Santa Terezinha; Terra Nova; Vila Farias; Vila Jeová; Vila Operária; Nossa Senhora do Perpetuo Socorro; Vila Rio Branco; e Vila Vicentina.

Entre os atendimentos disponibilizados estão o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), com atendimentos individualizados, familiares e em grupos; programas, benefícios e projetos: tais como o Cadastro Único do governo federal, o Programa Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada, Passe Livre, Bolsa Cidadania, Auxílio-natalidade e Auxílio-funeral. Além de ofertar o Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças de três a seis anos, adultos e pessoas idosas.

A estrutura profissional do Cras é composta por uma coordenadora, duas assistentes sociais, uma psicóloga, uma orientadora social, um motorista, dois auxiliares de serviços gerais, uma preparadora de alimentos, dois auxiliares administrativos, três estagiários de nível superior e quatro estagiários de nível médio.

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.