07/12/2016
Fundação Ângelo Bozzetto inaugura Espaço Cultural em Faxinal do Soturno

Assessoria


A Fundação Ângelo Bozzetto, braço social da Nova Palma Energia, inaugura no próximo dia 9 de dezembro de 2016, às 20h30, o Espaço Cultural Vitélio Bozzetto, um local exclusivo para o fomento à arte, educação e cultura da região da Quarta Colônia da Imigração Italiana, no Rio Grande do Sul.

O nome do espaço é uma homenagem ao empresário Vitélio Bozzetto, um dos principais responsáveis pela emancipação do município do Faxinal do Soturno, além de desenhista e grande admirador das artes em todas as suas vertentes. “Homenagear o senhor Vitélio é uma honra para a Fundação Ângelo Bozzetto, pois entendemos a importância da sua contribuição para o desenvolvimento e para a cultura de Faxinal do Soturno, afirma Mariza Bozzetto, presidente da entidade”.

Voltado para a população da Quarta Colônia, o espaço é destinado a atividades multiculturais como oficinas gratuitas de balé e circo,mostras, exposições e exibições de filmes e documentários, além de abrigar projetos que valorizem a cultura da região. “Esperamos que as famílias de Faxinal do Soturno tornem o Espaço Cultural parte integrante de suas vidas”, finaliza Mariza Bozzetto.

Sobre a Fundação Ângelo Bozzetto
Criada em 2009, como braço social da Nova Palma Energia, concessionária de energia elétrica na região da Quarta Colônia, no Rio Grande do Sul, a Fundação Ângelo Bozzetto colabora com a empresa em suas políticas e práticas de incentivo à educação e à cultura.

Localizada no município de Faxinal do Soturno, a entidade atende crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social dos novos municípios que integram a Quarta Colônia.

Sob o comando da empresária Mariza Bozzetto, até agora foram realizados perto de 10 mil atendimentos na região. As ações e projetos da Fundação Ângelo Bozzetto são reconhecidos em todo o Estado do Rio Grande do Sul, através de prêmios e homenagens da iniciativa pública e privada.

Atividades
Seminários de Capacitação
Os seminários dirigidos a educadores têm a finalidade de qualificar a atividade docente, visando melhorar o desempenho dos alunos atendidos pela Fundação. Os conteúdos atuais e com abordagem prática são ministrados por experientes profissionais.

Musicando na Quarta Colônia
Crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos recebem aulas de música e de dança no Projeto Musicando na Quarta Colônia. Proposto e executado pela Fundação Ângelo Bozzetto, em parceria com a Associação Instituto Alex Procknow, o projeto foi viabilizado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Estado do Rio Grande do Sul.

Em Restinga Seca, os encontros são na sede do Instituto, com o apoio do Ministério Público e, na comunidade Quilombola, em sala cedida pelos familiares de Alex Procknow.

Expressando Arte
Iniciado em 2010, o Projeto Expressando Arte proporciona aulas teóricas e práticas de balé clássico, jazz, street dance, teatro, técnicas circenses e oficinas para estudantes da rede pública. As aulas são ministradas nos municípios de Faxinal do Soturno, no Espaço Cultural Vitélio Bozzetto e no município de Silveira Martins.

Natal Iluminado
Iniciativa da Nova Palma Energia, em parceria com a Fundação Ângelo Bozzetto e apoio das Prefeituras Municipais da Quarta Colônia, o Natal Iluminado da Quarta Colônia, em sua 11a edição, integra o calendário cultural e turístico da região.

O Natal Iluminado, uma grande festa para os olhos, emociona ao combinar dança, teatro, técnicas circenses e desfile de carros alegóricos em clima de magia. O evento fomenta o turismo da região, sempre pronta para acolher visitantes atraídos pela cultura, gastronomia típica e belezas naturais. É também uma oportunidade para mostrar o talento dos alunos e professores que participam dos projetos escolares, bem como para influenciar atitudes socialmente responsáveis.

Feira do Livro
Instituída em 2011, a Feira do Livro da Fundação Ângelo Bozzetto, que acontece anualmente durante a EXPOFAX e a EXPOCOLÔNIA em Faxinal do Soturno, foi idealizada para disseminar o hábito da leitura entre os alunos das escolas da Quarta Colônia.

Além de encontros entre autores e leitores, a Feira oferece inúmeras atrações ambientadas em um parque temático, que remete ao mundo mágico da leitura, entre elas, espetáculos teatrais, sessões de autógrafo, apresentações culturais com a participação de crianças e adolescentes assistidas pela Fundação e palestras com personalidades, jornalistas e escritores. 

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.