07/12/2016
Prefeito de Castro entrega obras na Escola de Vila do Rosário

Assessoria

O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, entregou nesta quarta-feira (07), a cobertura de quadra poliesportiva e reforma da Escola Municipal de Vila do Rosário. A solenidade foi acompanhada pela secretária municipal de Educação, Maurem Clara Johnsson Kremer; secretária municipal de Obras e Serviços Públicos, Neide Higaki Watanabe; a diretora da escola, Noeli Iank; além de demais secretários municipais, profissionais da Educação, alunos e funcionários da escola e comunidade da região.

“A reforma ficou fantástica. Parabenizo a Secretaria de Obras e seus profissionais pelo trabalho realizado aqui e que ficou muito além do que eu imaginava”, destaca o prefeito Reinaldo Cardoso. Ele conta que no início de sua gestão, a intenção era mudar a Escola Municipal de Vila do Rosário para um novo prédio. “No entanto, o imóvel que receberia a escola estava abandonado e bastante depredado. Em conversa com os profissionais da escola, pais e comunidade da região, nos foi apresentado pedido para que não houvesse mudança de endereço da escola. Iniciamos então a reforma deste prédio – que estava em condições bem precárias - e transformamos o outro imóvel no Cmei Marly Rolim, ampliando assim o atendimento das crianças da região”, frisa o prefeito.

Ele elogiou ainda a limpeza da escola e organização da instituição de ensino e ressaltou os trabalhos desenvolvidos na educação nestes últimos anos. “Reformamos e construímos escolas e Cmeis. Ampliamos de uma para quatro o número de escolas que oferecem ensino em tempo integral e, com a reforma, agora a Escola de Vila do Rosário também está apta a ter ensino integral no próximo ano”, completa.

Na construção da cobertura de quadra poliesportiva e reforma da Escola Municipal de Vila do Rosário foram investidos quase R$ 647 mil, com verbas do Fundeb e recursos próprios. Houve também a troca de telhado do refeitório, pintura interna, adaptação de espaços, melhorias na iluminação, sistema elétrico e hidráulico, melhoria nos banheiros e calçadas. Assim, com os trabalhos, a escola tem agora melhores condições para atender aos 230 alunos, além de professores e funcionários.

“O trabalho realizado pela Escola de Vila do Rosário é sempre muito elogiado pelas nossas coordenadoras pedagógicas. No entanto, o prédio, bastante antigo apresentava inúmeros problemas estruturais. Realizamos algumas obras emergenciais até que a obra completa pudesse ser realizada. Por isso, hoje fico muito feliz em ver a escola reformada”, ressalta Maurem. “Foi uma grande luta realizar esta obra porque o imóvel necessitava de muitas reformas e adequações. Mas, graças ao empenho de toda a equipe da Secretaria de Obras conseguimos realizar um excelente trabalho”, complementa a secretária Neide.

Os alunos da escola – que são os principais beneficiados pelas melhorias – participaram da solenidade de entrega das obras e elogiaram a nova estrutura,  fazendo questão de ressaltar as mudanças. “Antes batia muito sol na quadra, ficava muito calor. Além disso, as paredes dos banheiros estavam muito feias e as paredes da escola eram velhas. Agora o banheiro está lindo e a escola parece nova”, frisa a aluna Nathalia Soares Rodrigues, de oito anos, aluna do terceiro ano. 

Para a diretora, a reforma é a realização de um grande sonho. “Este é um dia muito especia, muito importante para toda a comunidade escolar. Foram 39 anos desde o início de funcionamento da escola e por isso era necessário um olhar atento quanto à infraestrutura. Com o trabalho realizado, encerramos 2016 com um novo ânimo por ter instalações mais seguras, organizadas e aconchegantes”, expõe Noeli.

Avanços

Durante a cerimônia, o prefeito Reinaldo Cardoso apontou as diversas melhorias realizadas na Vila Rosário, Vila Santa Cruz e outros bairros da região nos últimos quatro anos. “Reformamos a praça Indalécio Macedo e entregamos duas novas praças – na Vila Rosário e no Jardim Bom Pastor. Além disso, investimos em pavimentação, com asfalto na rua Heráclio Mendes de Camargo e diversas outras ruas. Implantamos o Cmei Marly Rolim, reformamos o Cmei Despertar para o Mundo, o ginásio de esportes Padre José Pagnacco e esta escola, entre outras melhorias para a região, que nunca recebeu tantos investimentos”, pontua.

Estrutura
A Escola Municipal da Vila do Rosário foi construída em 1976 e seu primeiro ano letivo foi em 1977. Atualmente, atende crianças a partir de seis anos, na etapa de ensino fundamental de nove anos e também na modalidade de educação especial, totalizando 230 alunos.

A comunidade atendida é bastante diversificada, com alunos provenientes do perímetro urbano e rural, com número expressivo de alunos que moram no interior e chegam à escola trazidos pelo transporte escolar. Esses alunos vêm das localidades de Colônia Santa Clara, Campo do Meio, Agostinhos, Santo Antônio do Iapó, Três Pinheiros, Tirania, Pedras, Caxambú e Santa Clara. Já os alunos da área urbana residem nos bairros: Vila Rosário, Santa Cruz, Jardim Social Nossa Senhora do Rosário, Conjunto Santa Clara e Jardim Bom Pastor.

A maioria dos professores da instituição são ex-alunos de própria escola, contratados através de concurso. São 13 professoras, com formação que varia entre Magistério, Ensino Superior e Especialização em diferentes áreas do conhecimento. A composição administrativa conta com uma diretora, uma coordenadora pedagógica ambas com especialização na área educacional e um secretário com formação na área educacional. O pessoal de apoio conta com quatro zeladoras e duas merendeiras. 

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.