06/12/2016
Em Castro, Praça Nelson Schmitke é inaugurada no Jardim Bom Pastor

Assessoria

Nesta terça-feira (06) o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, entregou às famílias do Jardim Bom Pastor a praça Nelson Schmitke. A inauguração foi prestigiada pela comunidade da região, além de secretários municipais, servidores e familiares de Nelson Schmitke. “Em reunião realizada aqui no bairro as famílias reivindicaram por um espaço de lazer e por pavimentação. Assim, colocamos antipó nas vias e hoje me sinto realizado em inaugurar esta praça, com quadra de areia, parquinho para as crianças e iluminação. Que este espaço seja de muito lazer e diversão para todos”, destaca o prefeito.

Para a construção da praça, a Prefeitura investiu cerca de R$ 65 mil em recursos próprios para a compra de materiais. O trabalho realizado com mão de obra da Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, incluiu a construção de quadra de areia, implantação de parquinho para as crianças, bancos, iluminação e paisagismo. “Realizamos muitas obras. Mas, entregar praças novas ou reformadas nos bairros sempre é algo que me deixa especialmente feliz, porque são locais em que as famílias se reúnem, além de ser um local apropriado e saudável para as crianças”, frisa a secretária municipal de Obras e Serviços Públicos, Neide Higaki Watanabe. “Esta área era de chão batido e numa das visitas que fizemos ao bairro, vimos que as crianças haviam improvisado uma trave e brincavam de futebol. Aí percebemos o quanto era importante um espaço de lazer adequado”, completa a secretária.

E, a definição do nome para a praça – Nelson Schmitke -, foi escolha do próprio Dr. Reinaldo. “É uma emoção muito grande poder dar a este espaço o nome de um grande amigo, um homem honesto e um profissional exemplar como foi Nelson Schmitke. Nelson foi meu companheiro, secretário municipal exemplar, com caráter e honestidade que serão sempre serão lembrados. Que ele seja sempre exemplo para sua família e para todos nós. E, ao homenageá-lo, estendo a homenagem também a seu pai, Cristiano, uma pessoa maravilhosa que sempre se preocupou em ajudar as pessoas carentes da região”, frisa o prefeito.

Sueli Werzel Schmitke, viúva de Nelson, em nome da família, agradeceu pela homenagem. “Foram 12 anos de dedicação à Prefeitura de Castro. Nunca nos esqueceremos da atenção e cuidado que o Dr. Reinaldo teve no período em que o Nelson esteve doente. E, hoje, recebemos com grande alegria esta homenagem de seu amigo”, ressalta. Em um momento de grande emoção, Sueli, acompanhada pela mãe de Nelson, Tecla Zolondek Schmitke, realizaram o descerramento da placa de inauguração, com o prefeito e a secretária de Obras.

O prefeito Reinaldo frisa que uma das preocupações de sua gestão foi levar ações e obras para regiões que nunca tinham recebido estes benefícios. “Assim, fizemos pavimentação e espaços de lazer em diversos bairros da cidade e, a comunidade tem valorizado esta iniciativa, cuidando, zelando destes espaços que é de vocês”. Além da Praça Nelson Schmitke, no Jardim Bom Pastor – nos últimos quatro anos a Prefeitura readequou e construiu praças Prado Velho, Vila Rosário, Jardim Bela Vista, Vila Operária. “E, até o final do ano vamos entregar as obras de praça no Jardim Cantagalo e a reforma da praça em frente ao Senac”, complementa Dr. Reinaldo.

Homenagem
Nelson Schmitke nasceu em 02 de novembro de 1950, em Castro. Filho de Cristiano Schmitke e Tecla Zolondek Schmitke. Passou toda sua infância na comunidade do Caxambu. Estudou na Escola Primária Vicente Machado, e completou o segundo grau no Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello. Formou-se em Técnico em Contabilidade no Colégio Carlos Dekker.

Casou-se com Sueli Werzel, em 11 de janeiro de 1975, com quem teve quatro filhos: Cristian Ricardi, Lincoln César, William Roberto e Andrey Vinicius.

Seu primeiro emprego foi no Banco Comercial do Paraná. Com a venda do Banco Comercial para o Banco Bamerindus do Brasil, trabalhou neste banco de 1975 – 1977 em Arapoti. Com sua transferência para a cidade de Telêmaco Borba, optou voltar para Castro, onde trabalhou na empresa Calpar entre 1977 e 1988.

Nas eleições municipais de 1988, saiu candidato a vereador pelo PFL; com obtenção de 635 votos, ficando como primeiro suplente. Em 1989, a convite de Reinaldo Cardoso, que estava em seu primeiro mandato como prefeito, assumiu o cargo de secretário de Administração e Finanças na Prefeitura de Castro.

Entre 1993 e 1995 trabalhou novamente na empresa Calpar e, em seguida assumiu a gerência na empresa Ronicar Veículos, na qual permaneceu até 1999. Trabalhou também na Rádio Castro AM de 1999 a 2000.

Em 2001, Doutor Reinaldo reassume a Prefeitura de Castro, e Nelson Schmitke é novamente convidado a ser secretário de Administração e Finanças, cargo em que permaneceu até 2004. Em 2005 assume cargo na Procuradoria Geral do Município como responsável pelos contratos. E, em seguida assume como diretor da Secretaria Municipal da Fazenda, onde permaneceu até novembro de 2011.

Além disso, pertenceu à Comunidade Evangélica Confissão Luterana de Castro desde seu nascimento e por várias vezes exerceu o cargo de: secretário, tesoureiro e presidente. Nos últimos anos de vida se tornou professor de Ensino Religioso, prontificando-se em ensinar aos adolescestes luteranos.

Faleceu em 16 de março de 2011, deixando um grande legado aos colegas de trabalho, familiares e comunidade.  

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.