01/12/2016
Troféu João Macedo reúne gerações do tênis de mesa ponta-grossense

Fechando a temporada 2016 do tênis de mesa ponta-grossense o tradicional Torneio João Macedo estará reunindo representantes de várias gerações do esporte princesino neste domingo, dia 4, a partir das 13 horas, no Ginásio de Esportes Oscar Pereira.

Já estão confirmadas as presenças de Fabiano Gioppo e Luis Felipe Fadel de Mello, expoentes de duas gerações de mesa-tenistas princesinos que seguem brilhando no cenário nacional. Ambos retornaram de Chapecó, onde foi disputado o Campeonato Brasileiro, com a terceira colocação nas respectivas categorias, Fabiano na V4 e Luís Felipe na juvenil.

Aos 18 anos de idade Luís Felipe é aluno do Colégio Sepam e compete há dez, colecionando títulos nos Jogos Estudantis Municipais (JEM) e nos Jogos da Primavera, brilhando também no Campeonato Paranaense, conquistando os títulos de 2015 e 2016. Foi campeão da Copa do Brasil em 2014 e já havia sido terceiro no Brasileiro em 2015 na Bahia. Com a Seleção Brasileira trouxe a medalha de bronze do Sul-Americano Mirim, no Peru, em 2010, ficando com a quinta colocação por equipes no Protour Mundial do México, em 2012.

O atleta lamenta o cancelamento dos Jogos da Juventude nos dois últimos anos e dos Jogos Abertos deste ano. “Tínhamos condições de brigar por medalhas de ouro nas duas competições, mas fica a perspectiva para 2017 nos Jogos Abertos, pois já não terei mais idade nos JOJUPs”, destaca.

O atleta comemora o desempenho no Brasileiro de Chapecó, uma vez que o terceiro lugar garante a participação no Programa Bolsa Atleta do Governo Federal. “É um incentivo para seguir competindo em alto nível”, vibra Luís Felipe, que no Sepam tem como técnico o professor Pedro Henrique Gerônimo.

Hoje com 43 anos, Fabiano compete desde os 10 e foi campeão brasileiro aos 15. Técnico e dirigente da Seleção Ponta-grossense a trajetória de Gioppo é bem conhecida. “A determinação é a mesma do tempo de garoto e o meu orgulho é ver novos talentos evoluindo, conquistando títulos e servindo de exemplo para as novas gerações”, diz Fabiano, que nos últimos três anos conquistou medalhas no certame nacional pela categoria Veteranos 4.

Além da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp), Gioppo conta com a parceria das empresas MelhorPC, Posto Visconde, OPEL, Retimaq Veículos, JB Ribas, TranEmpri, Luciano Veículos, Sapatinho Equipamentos e Indústrias W3. “Graças aos patrocinadores conseguimos cumprir o calendário estadual e disputar o Brasileiro.”

Torneio
A competição deste domingo homenageia um veteraníssimo do tênis de mesa ponta-grossense, João Macedo, quem conta a história é Fabiano Gioppo. “Com 73 anos seu João sempre participava das competições realizadas na cidade, chegava com a sua raquete no bolso traseiro da calça e sempre dava muito trabalho para a garotada; decidimos homenageá-lo com a realização da competição e ele participou das primeiras três; continuamos realizando o torneio como forma de inspiração para as novas gerações.”

As inscrições deverão ser confirmadas no domingo, quinze minutos antes do início das categorias, nas seguintes faixas etárias: Sub-12 e Sub-14 (13 horas); Sub-16 e Adulto (15 horas); Sub-18 e Veteranos (18 horas); Duplas e Absoluto (19 horas). O custo é de R$ 10,00 para as categorias Adulto, Veteranos, Absoluto e Duplas; e de R$ 5,00 para as demais categorias. Informações pelo telefone (42) 99109-4617.

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.