16/11/2016
Professor da UEPG lança “Poemas em tempos de penas”

Assessoria

O livro “Poemas em tempos de penas”, do professor do Departamento de Geociências da UEPG, Mário Sérgio de Melo, terá solenidade de lançamento no próximo sábado (19 de novembro), às 17h, na Livrarias Curitiba, do Shopping Palladium Ponta Grossa. A obra publicada pela ‘Editora Estúdio Texto’ registra em sua apresentação que os tempos estão de penas, duras provações. Prossegue: “A humanidade parece estar carecendo de humanidade. Em um horizonte mais largo, nada para nos desalentar. A árvore resseca, parece morta no inverno, para renascer verde e voltar a crescer na primavera vindoura”.

A sensibilidade do autor faz leitura de um tempo, registrando que estamos num inverno da civilização. “Nestes tempos cinzentos e frios, a inspiração, que antes nos assaltava com doces poemas, agora anda mais ociosa, às vezes até ácida. Ainda frutifica poemas, cada vez mais raros e ressequidos. Prefere rebentos mais sisudos, ensaios e crônicas. Mas talvez, por isso mesmo, os poemas sejam cada vez mais preciosos”. Na abertura para o interior do livro, ainda assinala: “Mas os poemas são assim mesmo. Como aqueles ramos renitentes, extemporâneos, que, embora, ressequidos, nos lembram que a árvore permanece viva, à espera da primavera para renascer”.

O convite para o lançamento se exprime na estrofe ilustrativa do livro escolhida pelo autor: “que pena/que não saibamos distinguir/entre oportunistas e estadistas”.

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.