11/11/2016
Confira as peças em cartaz no 44º Fenata no "Feriadão da Proclamação"

Marilia Woiciechowski - Assessoria


Todo Passa (Cia. de La Curva, Chapecó/SC)

Com opções em sua programação para garantir espaços de encontro com a arte de grupos de diferentes regiões do país, o Festival Nacional de Teatro (44º Fenata) da UEPG prossegue sua programação com peças nas categorias Rua, Teatro/Infantil Bonecos, Adulto, Dez em Cena e na mostra Especial. O espetáculo “Todo Passa”, da Cia. de La Curva, de Chapecó (SC), abre a programação deste sábado do festival, às 10h, no Calçadão da ‘Coronel Cláudio’. De Mano Alves, Fernando Perri e Péricles Anarkos, a comédia Todo Passa traz uma história (mostra não-competitiva) que envolve um mini circo, uma Kombi, o tempo, a sobrevivência e a esperança.

Romeu e Julieta (Cia. Paulista de Artes, Jundiaí/SP)

A Cia. Paulista de Artes, de Jundaí (SP), traz Willian Shakespeare, na adaptação de Romeu e Julieta, uma tragicomédia que trata de duas poderosas emoções: amor e ódio. Em Verona (Itália), há séculos, duas famílias rivais vivem em constante disputa. Em meio a tanta inimizade, nasce uma história de amor entre os jovens Romeu e Julieta. Como num jogo dinâmico, ágil, divertido e trágico, o grupo vive uma das mais belas histórias de amor de todos os tempos. A peça integra a categoria Teatro para Crianças Bonecos/Animação e será apresentada, às 14h, no Cine-Teatro Pax.

Bravi Oriundi e Amores

Bravi Oriundi (Cia. Paulista de Artes, Jundiaí/SP)

O Teatro Adulto do festival apresenta “Bravi Oriundi”, (20h) da Cia Paulista de Artes, de Jundiaí (SP), no Auditório A, do Cine-Teatro Ópera. A peça de Tábata Makovwski e com direção de Marcelo Peroni se desenvolve a partir de relatos colhidos entre descendentes de italianos que vivem em diferentes bairros de Jundiaí. O espetáculo resgata a história desses “Bravi Oriundi”, gente que ajudou a construir e ainda constrói a cidade que conhecemos hoje. A peça mostra histórias de dor, superação, alegrias, despedidas, emoção e saudade.

Amores de Machado de Assis (Letras Cênicas, Ponta Grossa/PR)

A peça “Amores de Machado de Assis” (mostra paralela), do Às Dez em Cena, coloca em cena a vida do mais completo escritor brasileiro: Machado de Assis. O espetáculo escrito por Carlos Alexandre de Andrade e dirigido por Bya Paixão vai da infância pobre ao chalé do Cosme Velho, das primeiras letras às últimas crônicas, dos primeiros encantos às derradeiras decepções. É uma história que percorre os bastidores e coxias de um dos principais nomes da literatura nacional e desvenda suas paixões e seus amores eternos.

Mostra especial
O 44º fenata também leva espetáculos na Mostra Especial (apresentações teatrais e/ou contação de histórias) para escolas da rede pública de ensino, entidades assistenciais, presídios, asilos e creches, a partir de agendamento prévio. As peças da mostra são As três torres da princesa (Cia Prosa dos Ventos ) - (SP); Contos da corte (Cia de La Curva) – (SC); Dia de saci (Na Cia das Histórias) – Ponta Grossa (PR); Uma aventura no mundo dos livro (Um Dia de Arte) – Ponta Grossa (PR); Na lona com gengibre, pimenta e linguiça (Cia Sonora) – Curitiba (PR); Rádio Comida Saúde (Rádio Comida) - Piracicaba (SP); e Valentina – a palhaça bailarina (Paré Grupo de Teatro), Ponta Grossa (PR).

Programação do Fenata
13 de novembro (domingo) – E daí Zezé (UATI-UEPG), Ponta Grossa (PR) - Teatro Infantil/ Bonecos – mostra paralela (14h) – Cine-Teatro Pax; Lágrimas de um guarda-chuva (Grupo de Teatro Arte & Fato), Goiânia (GO) - Adulto (20h) - Auditório A - Cine-Teatro Ópera; e a Mulher monstro (S.E.M. Cia de Teatro) – Natal (RN) - Dez em Cena (22h30) – Auditório B – Cine-Teatro Ópera .

14 de novembro (segunda-feira) - Teatro abaixo, rio acima (Cia. Cênica) – São José do Rio Preto (SP) – Teatro de Rua (20h) – Parque Ambiental; O menino e sua bacia (Mariza Basso Formas Animadas) –Bauru (SP) – Teatro Infantil/Bonecos (14h) – Cine-Teatro Pax; Acabou o pó (Cineteatro) – Rio de Janeiro (RJ) – Adulto (20h) - Auditório A – Cine-Teatro Ópera; Três cigarros e a última lasanha (Ateliê Voador Cia. De Teatro) - Curitiba (PR) - Dez em Cena (22h30) - Auditório do Campus Central (Praça Santos Andrade, 1).

15 de novembro (terça-feira) - Um fusca em cons(c)erto (Cia. Rodaminho) – Santana de Parnaíba (SP) – Teatro de Rua (16h) - Parque Ambiental; Sakurá (Cia. Crias da Casa) – Rio de Janeiro (RJ) – Teatro Infantil/Bonecos (14h) - Cine-Teatro Pax; Curral Grande (Coletivo Ponto Zero) – Salvador (BA) – Adulto (20h) - Auditório A - Cine-Teatro Ópera; e Paixões desenfreadas (Grupo Delirio Cia. De Teatro) - Curitiba (PR) - espetáculo convidado - Dez em Cena (22h30) - Auditório B – Cine-Teatro Ópera.

16 de novembro (quarta-feira) - Lisbela e o prisioneiro (CECI) – Ponta Grossa (PR) - mostra paralela – Teatro Infanil/Bonecos (14h) - Cine-Teatro Pax; e Tchekhov (Ave Lola) - Curitiba (PR) – Adulto (20h) - Auditório A – Cine-Teatro Ópera.

Espetáculo de encerramento


Tchekhov (Ave Lola, Curitiba/PR)

Tchekhov é o espetáculo convidado para o encerramento do 44º Fenata (Festival Nacional de Teatro) da UEPG. Após a apresentação do grupo ocorre a cerimônia de premiação da edição 2016 do festival. A peça ambientada no universo do escritor e dramaturgo russo Anton Tchekhov terá leitura do grupo Ave Lola – Espaço de Criação, de Curitiba (PR). Ana Rosa é autora e dirige o espetáculo que trata da humanidade e das relações interpessoais em diferentes situações propostas pela vida.

A obra traz ao palco uma Rússia do final da década de 80 do século XIX, momento no qual a inquietação política e artística estava em evidência. O primeiro ato nasce da indagação de quem seria e de onde viria Aniuta, personagem de um dos contos de Tchekhov. A peça retrata a saga imaginária da jovem cigana, que chega à cidade de Moscou depois de longa aventura. O segundo ato é criado a partir de cartas trocadas entre Tchekhov e seus companheiros artistas, que neste período lutavam pela criação do Teatro de Artes de Moscou.

Para os espetáculos adultos (20h) e para a sessão “Às Dez em Cena” (22h30) os ingressos custam R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia).

Acompanhe o Fenata no facebook: https://www.facebook.com/fenata.uepg/

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.