04/11/2016
'Festival Crítico', de Helcio Kovaleski, é o primeiro e único livro sobre o Fenata

Assessoria

De autoria de Helcio Kovaleski, o livro “Festival Crítico: Dez Anos Escrevendo Sobre o Fenata” (Ponta Grossa: Todapalavra, 2014) é a primeira e, até o momento, única publicação específica sobre o Festival Nacional de Teatro (Fenata), promovido e realizado desde 1973 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A obra vem preencher uma lacuna editorial na crítica teatral paranaense e nacional, uma vez que trata especificamente de análises de espetáculos que participaram de um festival de teatro.

"Festival Crítico" documenta dez anos de acompanhamento crítico do Fenata – da edição 31, em 2003, à de número 40, em 2012 –, reunindo 98 análises relativas a 68 grupos teatrais de quatro regiões do País. As críticas foram originalmente publicadas "a quente" no jornal Diário dos Campos, no blog Boca de Cena, na revista dpontaponta e no sítio www.culturaplural.com.br. A obra é indicada para quem gosta de teatro e para quem não sabe que gosta, por sua vocação de formador de plateias. Mais que leitura agradável, o material dá suporte para discussões em jornalismo cultural e em crítica de teatro, especialmente a que é praticada em festivais.

Durante dez anos, foram escritos 77 textos relacionados ao Fenata, sendo 52 resenhas críticas sobre espetáculos, 18 sobre o próprio festival e cinco sobre resultados de premiações de algumas edições. Contando os 52 textos específicos sobre os espetáculos mais os cinco sobre resultados das premiações de algumas edições, as 57 resenhas abrangem um total de 83 montagens, sendo 60 da Mostra Adulta, 11 da mostra De Rua, sete da mostra Para Crianças, quatro "hors concours" (fora de competição) e um da mostra Às Dez em Cena.

"Festival Crítico" dá pistas de por que o Fenata impulsionou a carreira de então desconhecidos, como a atriz Cassia Kiss, o diretor Jorge Fernando e o ator Marcos Frota, e de por que não passou incólume ao talento de Grande Otelo, Bibi Ferreira, Ary Fontoura e Paulo Autran.

O livro foi lançado no dia 11 de novembro de 2014, na Galeria Lúcio Ribeiro, Setor de Artes Visuais do Centro de Cultura, com a presença de familiares e amigos do autor, da equipe que participou da publicação do livro e de autoridades, como o reitor da UEPG, Carlos Luciano Santana Vargas; o vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Pietro Arnaud (Rede); e o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Cirillo Barbisan.

Créditos
O livro "Festival Crítico" tem prefácio da atriz e diretora de teatro Anamaria Barreto, de São Paulo (SP). A arte da capa é do jornalista e chargista Alberto Benett, da Gazeta do Povo e da Folha de S. Paulo.

A equipe do projeto é integrada por Hein Leonard Bowles (edição e preparação de texto), Aparicio Silva (coeditor), Ben-Hur Demeneck (produção editorial e o principal incentivador da publicação do livro), Reginaldo Alves (projeto gráfico e diagramação) e Erickson Cruz (ilustrações do miolo).

"Festival Crítico" será comercializado durante o 44º Fenata (de 9 a 16 de novembro), ao preço de R$ 40. O estande ficará no balcão do hall de entrada do Cine-Teatro Ópera. Também está à venda no sítio da Todapalavra Editora (www.todapalavraeditora.com.br); na Livrarias Curitiba, no Shopping Palladium; e na Verbo Livraria da avenida Vicente Machado.

Biografia
Diretor de teatro, jornalista e roteirista, Helcio Kovaleski nasceu em Ponta Grossa, em 1965. É um participante histórico do Fenata, sendo reconhecido por suas intervenções diretas em debates e pela publicação de críticas.

No teatro, Helcio Kovaleski tem um extenso currículo. Participou da histórica montagem de "Velório à Brasileira", de Aziz Bajur, em 1985/1986, pelo grupo Lambe Lambe, até hoje o único espetáculo ponta-grossense que cumpriu temporada no Teatro Guaíra, em Curitiba (no miniauditório Glauco Flores de Sá Brito). Depois, cursou Artes Cênicas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), em convênio com a Fundação Teatro Guaíra (que, depois, viria a tornar-se a Faculdade de Artes do Paraná, FAP). De lá para cá, participou de inúmeras montagens teatrais, como ator, diretor, dramaturgo, dramaturgista e produtor. Em 1990, participou da montagem de âmbito nacional comemorativa aos 100 anos da Abolição da Escravatura, em Ponta Grossa, ao lado dos atores Milton Gonçalves e Tonico Pereira e do carnavalesco Clóvis Bornay. Em 2005, fundou o grupo Na Companhia do Teatro, que já prestou serviços à concessionária de pedágio CCR Rodonorte e que sempre se pautou pela pesquisa de linguagem teatral. Sua mais recente montagem como diretor, dramaturgo e dramaturgista foi em 2011, quando escreveu e dirigiu o espetáculo “Estação Saudade: o Reencontro”. Em agosto de 2013, Kovaleski participou do júri e como crítico oficial do festival "FETAC em Cena 2013", promovido pela Federação de Teatro do Acre, em Rio Branco (AC).

Em 2002, Helcio Kovaleski corroteirizou (juntamente com a jornalista, roteirista e produtora de cinema Silvana Fontana) o média-metragem “Tropeiro: @lma Sem Fronteira”, pela Cooperativa Cinema & Mídias Digitais. Em 2003, fez oficina de Roteiro Cinematográfico na Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV) de San Antonio de Los Baños, em Havana, Cuba.

Evento
Livro: “Festival Crítico: Dez Anos Escrevendo Sobre o Fenata”. Kovaleski, Helcio. Ponta Grossa: Todapalavra, 2014, 177p.

Lançamento: 11 de novembro de 2014 | Centro de Cultura/Setor de Artes Visuais

Prefácio: Anamaria Barreto
Ilustração da capa: Alberto Benett
Edição e preparação de texto: Hein Leonard Bowles
Coedição: Aparicio Silva
Produção editorial: Ben-Hur Demeneck
Projeto gráfico e diagramação: Reginaldo Alves
Ilustrações do miolo: Erickson Cruz

Locais de venda
- 44º Fenata, de 9 a 16 de novembro (no hall de entrada do Cine-Teatro Ópera)
- Sítio da Todapalavra Editora (www.todapalavraeditora.com.br)
- Livrarias Curitiba (Shopping Palladium)
- Verbo Livraria (av. Vicente Machado)
Preço: R$ 40

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.