03/11/2016
Fenata abre agendamento de escolas e instituições para espetáculos infantis

Assessoria

Escolas e instituições socioeducativas interessadas em acompanhar os espetáculos do 44º Festival Nacional de Teatro (Fenata) já podem fazer o agendamento. Este ano, as peças da Mostra Teatro para Crianças, Bonecos e Animação e Mostra Paralela acontecem de 9 a 16 de novembro, sempre às 14h, no Cine-Teatro Pax, em Oficinas. A entrada é gratuita.

“Esta mostra é uma importante ferramenta para formação de público, pois o festival abre a possibilidade para que escolas e instituições possam agendar lugares no teatro para levar seus alunos”, afirma uma das coordenadoras do evento, Natasha Dias. Ao todo, o Cine-Teatro Pax comporta 650 pessoas em cada apresentação, representando, no total, 5.200 ingressos gratuitos para oito espetáculos.

Cada escola poderá levar até 120 alunos por dia, garantindo a maior participação de diferentes instituições. Para que haja uma melhor organização e acomodação dos alunos no teatro, bem como evitar atrasos no início e término do espetáculo, o público deverá estar no local até 10 minutos antes do início do mesmo – lembrando que a responsabilidade do transporte até o teatro é da própria escola. A programação completa, bem como o formulário online para agendamento, está disponível no www.uepg.br/fenata.

Além disso, no final de semana (12 e 13 de novembro) e no feriado (15 de novembro), a mostra acontece normalmente, porém, aberta ao público, sem necessidade de reserva e de maneira gratuita. “É um ótimo evento para as famílias levarem seus filhos para uma atividade cultural diferenciada, de qualidade e sem precisar pagar nada”, comenta Natasha. Irão passar pelo palco do Cine-Teatro Pax grupos de teatro profissionais vindos de São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Jundiaí (SP), Bauru (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Ponta Grossa (PR).

Mostra especial
Ainda na formação de público, o Fenata irá levar 140 apresentações teatrais para escolas, instituições socioeducativas, asilos, grupos da terceira idade, penitenciárias e outros espaços, entre os dias 7 e 11 de novembro. Para a Mostra Especial foram selecionadas sete montagens que serão apresentadas quatro vezes por dia, também de forma gratuita. Os grupos vêm de São Paulo (SP), Chapecó (SC), Curitiba (PR), Piracicaba (SP) e Ponta Grossa (PR), com peças que duram de 40 a 50 minutos, livre para todos os públicos.

O agendamento para receber espetáculos do Fenata deve ser feito com o coordenador Sérgio Falcão, também preenchendo o formulário eletrônico disponível no site. Nesta modalidade, foi estipulado um público máximo de 400 pessoas por local em cada horário, para garantir que todos possam assistir às peças confortavelmente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3220-3494.

Realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio da FAUEPG, o 44º Fenata tem o patrocínio-máster da CCR RodoNorte e patrocínios da Caixa Econômica Federal, Moinho Cidade Bella, Viação Campos Gerais, Beaulieu do Brasil, Colégio Sepam, AP Winner, Consaúde, Tratorcase, Tratornew, MagParaná e Tozetto, além da parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio das fundações de Cultura e de Turismo, e promoção da RPC.

Festival
44º Festival Nacional de Teatro (Fenata)
Mostra para Crianças: 9 a 16 de novembro, às 14h, no Cine-Teatro Pax
Mostra Especial: 7 a 11 de novembro, às 9h, 11h, 14h e 16h
Abertura oficial: 9 de novembro, às 20h, no Cine-Teatro Ópera
Informações: (42) 3220-3494
Programação e agendamento: www.uepg.br/fenata

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.