28/10/2016
UEPG vai disputar Jogos Universitários pela primeira vez, em Cuiabá

Assessoria

Atletas do basquete 3x3, futsal e xadrez da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estão prontos para a disputa dos 64º Jogos Universitários Brasileiros – JUBs, de 2 a 13 de novembro, em Cuiabá (MT). Eles vão representar a equipe do Paraná, formada por seleções universitárias classificadas para a competição nacional nos Jogos Universitários Paranaenses (JUPs), realizados na UEPG, em julho deste ano.

De acordo com o coordenador das seleções da UEPG, Carlos Maurício Zaremba, a instituição registra sua primeira participação na competição universitária nacional, desde que foi adotado o modelo pelo qual os estados são representados pelas universidades campeãs nos jogos universitários de cada estado. “Este modelo foi adotado há mais de 15 anos”, frisa. Antes, cada estado participava com seleções formadas por atletas de várias instituições de ensino superior.

O congresso técnico dos JUBs ocorreu no último dia 15 de outubro, reunindo presidentes e representantes de 27 federações universitárias estaduais, para sorteio das chaves do torneio. A disputa envolve os atletas de 17 modalidades. Além de esportes tradicionais (badminton, basquete 3x3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei), a edição deste ano apresenta novidades, como o JUBs acadêmico (premia artigos científicos), futebol virtual (Fifa 2016), natação e tênis de mesa paraolímpico.

No basquete 3x3 masculino, a UEPG está no grupo BC, disputando a fase classificatória contra a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Universidade Federal de Goiás (UFG). Na chave A estão Universo/RJ, UFMT, UNIP/SP; e no grupo C, UNB/DF, UFGD/MS, Unioesc/SC e Uninassau/PE. O time da UEPG é formado pelos atletas Gustavo Zem (Educação Física), Wallysson Zarpellon (Agronomia), Felipe Pinheiro de Almeida (Engenharia Civil) e Will Robson Ramalho Azambuja (Engenharia de Materiais), comandados pelo técnico Paulo Bodão Soares.

O time de futsal é treinado pelo professor Wilson Bian Júnior, que leva para Cuiabá os atletas Cesar Guilherme Blanski (Agronomia), Guilherme Stefanczak Deon (Educação Física), Gustavo Henrique Sobczack (Engenharia de Materiais), Hallan Massutti (Educação Física), Higor Pedlowski (Educação Física), Rafael Bulik (Medicina), Saulo Marcondes (Educação Física), William Greggio (Educação Física), Cesar Felipe Kurowski (Educação Física) e Leonardo Gremisnki (Engenharia de Alimentos).

No futsal, o Paraná está na segunda divisão dos JUBs, buscando o acesso para a divisão de elite. Na fase classificatória, os comandados do técnico Wilson Bian Júnior vão enfrentar, pela chave A, os times das Faculdades Integradas União Pioneira de Integração Social (UPIS/DF) e o Centro Universitário Estácio Autua da Amazônia/RR e Faculdade Social da Bahia (FSBA). Na chave B estarão os times da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Faculdades Jardins (SE), Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec/MG) e Universidade Federal da Amazônia (UFAM).

Amanda Piveta Schnepper (Química Tecnológica) vai integrar a seleção paranaense de xadrez. Ela foi campeã dos JUPs vencendo nove concorrentes de outras instituições do Estado. Em Cuiabá ela estará ao lado das enxadristas Taynara Leszczynski e Tayra Tavares, ambas da Unicesumar. Lara Malanowski (Serviço Social), também da UEPG, terceira colocada no JUPs não pode representar o Paraná em Cuiabá, por ainda ser menor de idade.

Na primeira semana dos JUBs, ocorrem as disputas das modalidades individuais e na segunda semana, as coletivas. O evento utilizará 17 praças esportivas, como a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Ginásio Dom Aquino e o Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins. O JUBs 2016 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado de Mato Grosso e apoio da Prefeitura de Cuiabá.

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.