26/10/2016
Escolas e entidades podem reservar espaços no Fenata

Marilia Woiciechowski - Assessoria

A coordenação do 44° Fenata (Festival Nacional de Teatro) da UEPG comunica a oportunidade de agendamento ao Teatro para Crianças/Bonecos/animação com datas disponíveis e espetáculos no Cine Teatro Pax; e reserva para as peças da mostra especial do festival que desenvolve programação de 9 a 16 de novembro de 2016. O objetivo da realização do festival é estimular e difundir o teatro nacional, promover intercâmbio entre artistas e público, promover a formação de público, destacar e divulgar novos espetáculos.

Ao longo da programação 2016, o Fenata desenvolver atividades como Mostra Competitiva 44° Fenata (público adulto e/ou de classificação livre),e 39º Festival de Teatro para Crianças (público infantil, bonecos e/ou animação); Mostra Não competitiva com espetáculos para o público adulto e/ou de classificação livre e espetáculos para o público infantil, As dez em cena (espetáculos adultos convidados, Teatro de Rua; Paralela (apresentações de grupos locais ou da região dos Campos Gerais); e Mostra Especial (apresentações teatrais e/ou contação de histórias em escolas, preferencialmente da rede pública de ensino, entidades assistenciais, presídios, asilos e creches).

Como agendar e alertas
As escolas e entidades assistenciais podem reservar espaços para apresentações de grupos da mostra para crianças que leva espetáculos no Cine-Teatro Pax; e as entidades também têm a oportunidade de agendar data para que um grupo vá até seu espaço apresentar a peça. Os interessados devem acessar o endereço http://www.uepg.br/fenata/ e clicar em Agende Sua Escola e preencher os formulários disponíveis (Agendamento - Teatro para Crianças ) e Agendamento para o Teatro de Mostra Especial - o FENATA vai até o seu local, preencher e entregar na Proex (Praça Marechal Floriano Peixoto, 129), ou enviar para os e-mail: fenata.mostracrianças@gmail.com (Natascha Dias) até as 10h de 09 de novembro de 2016; e 44fenata@gmail.com (Sérgio Falcão) até às 12h de 04 de novembro de 2016.

Para melhor atendimento ao público das escolas, evitando superlotação e outros transtornos, a coordenação observa os seguintes critérios: os lugares serão reservados conforme a data de entrega do formulário, respeitando idade e tamanho das crianças, bem como, ficará estipulado um máximo de 120 crianças por escola. A reserva de espetáculos para a mostra especial também obedece a data de entrega do formulário, respeitando a classificação do espetáculo, bem como estipula um máximo de 400 alunos/público por local, em cada horário, para que todos possam assistir aos espetáculos confortavelmente.

Além das opções destacadas, serão disponibilizados 710 ingressos gratuítos para as mostras pagas do Fenata. Os ingressos serão entregues ao Núcleo Regional de Educação de Ponta Gross (NRE), para serem distribuídos aos professores que tenham interesse em levar ou possibilitar o acesso dos seus alunos para as mostras Adulto 20h (Ópera) e Às dez em cena - 22h30 min (Auditório da Reitoria - Campus Central UEPG e Auditório B do Ópera). O Professor deverá dar prioridade, e não exclusividade, aos alunos de famílias detentoras de Bolsa Escola/Família, regularmente matriculados e frequentando as aulas aos quais a escola tem a relação. Retirar os ingressos no NRE.

Infantil e especial
Os espetáculos para crianças bonecos serão apresentados no Cine-Teatro Pax, às 14. As escolas têm nessa categoria opções como Cinco Semanas em um Balão (Sabre de Luz/Teatro – São Paulo (SP), 09 de novembro (quarta-feira); Sacy Pererê - a lenda da meia noite (Cia. Teatro Lumbra – Porto Alegre (RS), 10 de novembro (quinta-feira); Por que o mar tanto chora? (Paré Grupo de Teatro) – Ponta Grossa (PR) – Mostra Paralela, 11 de novembro (sexta-feira); Romeu e Juliete (Cia. Paulista de Artes – Jundiaí (SP), 12 de novembro (sábado); E daí Zezé? (UATI – UEPG (PR) - Mostra Paralela, 13 de novembro (domingo); O menino e sua bacia (Mariza Basso Formas Animadas – Bauru (SP), em 14 de novembro (segunda-feira); Sakurá (Cia. Crias da Casa – Rio de Janeiro (RJ), 15 de novembro (terça-feira); e Lisbela e o Prisioneiro (CECI) – Ponta Grossa (PR) – Mostra Paralela, 16 de novembro (quarta-feira).

A mostra especial apresenta espetáculos de 07 a 11 de novembro. Ao preencher o formulário a escola deve escolher entre os espetáculos o que mais se adéqua ao público/faixa etária. Os espetáculos da mostra especial são “As três torres da princesa” (Cia Prosa dos Ventos) – São Paulo (SP); “Contos da corte” (Cia De La Curva) – Chapecó (SC); “Dia de Saci” (Na Cia das Histórias) – Ponta Grossa (PR); “Uma aventura no mundo dos livros” (Um dia de arte) – Ponta Grossa (PR); “Na lona com gengibre, pimenta e linguiça” (Cia Sonora) – Curitiba (PR); “Rádio comida saúde” (Rádio Comida) – Piracicaba (SP); e “Valentina a palhaça bailarina” (Paré Grupo de Teatro) – Ponta Grossa (PR).

A coordenação do Fenata alerta para que as escolas cheguem ao local de apresentação com até 10 minutos de antecedência do início do espetáculo. Também solicita que a escola que não puder receber o espetáculo após agendamento para avisar até um dia antes da data do espetáculo reservado. Isso porque outras escolas ficam em lista de espera e, dessa forma, há tempo hábil para que estas possam participar do evento.

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.