24/10/2016
Livro revela expressões de Ponta Grossa

Assessoria

O fotógrafo Sérgio Mendonça Jr. e a jornalista Alessandra Perrinchelli Bucholdz lançam nesta quinta-feira, às 19 horas, na Mansão Villa Hilda, o livro Ponta Grossa: imagens, histórias e lendas, pela ABC Projetos. Aprovado pela Lei Rouanet e pela Lei Bepe, o livro traz cerca de 200 imagens de Ponta Grossa retratada pelos mais diversos ângulos e expressões, além de peculiaridades sobre sua história, sua cultura e suas lendas.

A proposta de editar o livro surgiu depois de um ensaio fotográfico com astrofotografias noturnas no Parque Estadual de Vila Velha, realizado pelo fotógrafo Sérgio Mendonça Jr. A exposição itinerante circulou pelo Paraná e outros estados, despertando em muitas pessoas o interesse pelo município. “O resultado deste trabalho me motivou ainda mais a continuar a exploração fotográfica sobre Ponta Grossa”, revela Mendonça.

Um dos desafios do livro é revelar a cidade aos próprios ponta-grossenses. “Muitas pessoas no seu itinerário diário passam todos os dias pelo nosso patrimônio histórico e cultural, sem enxergá-lo. Há muito da paisagem urbana e natural de Ponta Grossa a ser descoberta pelo próprio ponta-grossense”, assinala a jornalista Alessandra Bucholdz.

Os autores explicam que ao explorar a identidade arquitetônica e as belezas naturais da cidade o livro também contribui para promover o turismo e atrair visitantes para contemplar pessoalmente os atrativos da cidade. “Com uma história rica e cercada por uma geologia exuberante e intensa, Ponta Grossa tem uma capacidade enorme de despontar também através do turismo”, reforça Mendonça.

A utilização da lei de incentivo à cultura foi decisiva para a realização do projeto, através do direcionamento de parte do Imposto de Renda das empresas Abix Tecnologia, Caminhos do Paraná, Colegio Sepam, Helisul Taxi Aéreo, Kurashiki do Brasil, Mercadomovéis, Metalurgica Schiffer e Tozetto & Cia Ltda. O projeto também teve o patrocínio de pessoas físicas. “Essas empresas e pessoas valorizam e reconhecem a importância do fomento à cultura como fator de desenvolvimento social”, define Alessandra.

Parte da tiragem do livro está sendo distribuída gratuitamente a escolas e bibliotecas do município. “Essa é um estratégia que adotamos para democratizar o acesso ao livro, que estará disponível aos cidadãos”, explica a autora. O valor de venda de cada exemplar é R$ 40,00.

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.