18/10/2016
Organizadores buscam recursos para realização do Fenata

Assessoria

Há menos de um mês do início do 44º Festival Nacional de Teatro - Fenata, os produtores do evento correm contra o tempo em busca de recursos para a realização efetiva do projeto, aprovado pelo Ministério da Cultura a usufruir dos benefícios da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura (PRONAC 162048). O festival, uma iniciativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa é realizado por meio da FAUEPG, terá mais de 160 apresentações entre os dias 7 e 16 de novembro (com abertura oficial no dia 9 de novembro, às 20h, no Cine-Teatro Ópera), em teatros, ruas, praças, escolas, instituições sócio-educativas, asilos, penitenciária e outros espaços alternativos. A expectativa é alcançar mais de 30 mil pessoas com os espetáculos.

Incentivadores que tenham interesse em patrocinar o evento podem fazer por meio de dedução do Imposto de Renda, com abatimento de 100% do valor incentivado, sendo até 6% do imposto devido para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas. Além deste benefício, o patrocinador tem ainda desconto no IPTU ou ISS, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei Bepe, referente a 5% do valor doado.

Até o momento, o Fenata conta com o patrocínio-máster da CCR RodoNorte, através do Instituto CCR, e patrocínios da Caixa Econômica Federal, Viação Campos Gerais, Beaulieu do Brasil, Colégio Sepam, AP Winner, Tratorcase, Tratornew e MagParaná, além da parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio das fundações de Cultura e de Turismo, e com a Secretaria de Estado da Cultura. Mesmo com esses importantes incentivadores, o projeto ainda não captou seu valor total, de R$ 609 mil. “Para fazermos o Fenata conforme planejamos dependemos da sensibilização dos empresários ponta-grossenses em relação ao alcance e à importância da cultura na vida das pessoas”, comenta o coordenador geral do festival, Wilton Paz.

Segundo ele, quanto maior for o investimento, mais pessoas poderão ser impactadas. “Temos uma preocupação muito grande com a circulação dos espetáculos na Mostra Especial, que leva a arte para escolas e outros espaços, ou seja, vai aonde o público está. Só assim conseguiremos, no futuro, fazer com que as pessoas tenham uma consciência crítica consistente”, afirma. De acordo com Wilton, a organização do festival oferece várias contrapartidas aos patrocinadores, que vão desde inserção de logomarca a possibilidade de ações de ativação. O processo de captação segue até o dia 28 de fevereiro de 2017, porém, os contratos devem ser fechados até o final desta semana para garantir a inserção das marcas nos materiais gráficos.

Evento
44º Festival Nacional de Teatro (Fenata)
Data: de 7 a 16 de novembro
Abertura oficial: 9 de novembro, às 20h, no Cine-Teatro Ópera
Informações sobre patrocínios: (42) 3220-3273
www.uepg.br/fenata

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