13/10/2016
Instituto Montes Ribeiro promove exposição de artes em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba

Assessoria

Até 5 de novembro, no Memorial de Curitiba, Sala Paranaguá acontece a exposição Acervo de Artes Visuais do Instituto Montes Ribeiro, numa parceria com a Fundação Cultural de Curitiba. Com entrada franca estão expostas 70 obras de arte de artistas brasileiros e africanos.

Dentre os artistas estão os ponta-grossenses Solange Leminski, Antonio Nildo e Luizana Pelissati. Também há obras (entre outros) de Caribé, Cícero Dias, Hansen Bahia, Violeta Franco, Helena Wong, Osmar Chromieck, João Osório Brzezinski, Leandro Souza, Marlon Azambuja, Letícia Marquez, Marcos Kimura, Paulo Menten, Roberto Pitela, Violeta Franco, Regina Menezes e Zimmermann. De Maputo, Moçambique obras dos artistas Shikhani e Nowa.

Esta é a primeira exposição que o Instituto Montes Ribeiro faz de seu acervo que é composto por aproximadamente 2000 itens incluindo mobiliário, antiguidade, baixela, prataria, condecorações, vestuário numismática, documentos, fitas cassete, fitas VHS, CDS, DVS, filmes super 8, discos com vinil, fotografias, livros e obras de arte.

O Acervo de obras de arte é constituído por 620 peças de artistas brasileiros, franceses, estadunidenses e africanos, sendo que a primeira obra foi adquira na década de 1980.

As obras apresentadas nesta exposição traçam um perfil curatorial primando por uma coesão atemporal dos trabalhos. O curador da mostra, Luiz Arthur Montes Ribeiro, acredita que “toda obra de arte, em sua essência é bela. Há um propósito explicito do artista em mostrar e demonstrar o criativo, o essencial e o transcendente, pois assim o seu trabalho se torna uma obra de arte. ”

Na abertura do evento a artista visual Ida Hannemann de Campos (94 anos) foi homenageada e a exposição é em memória do Dr. Arthur João de Maria Ribeiro grande incentivador da arte e cultura em suas mais variadas manifestações, isto no Paraná e Santa Catarina.

Além das obras de arte em exposição há uma vitrine que conta passagens das famílias Montes e Ribeiro, originárias de Ponta Grossa com grandes serviços prestados à Arte, Cultura e Literatura nos estados do Paraná e Santa Catarina.

Evento
Exposição Acervo de Artes Visuais do Instituto Montes Ribeiro
Local: Sala Paranaguá, Memorial de Curitiba – Rua Claudino dos Santos, 79
Parceria: Fundação Cultural de Curitiba

Visitação: de 07 de outubro a 05 de novembro de 2016, de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 15h

Demais informações e agendamento de visitas guiadas:

Instituto Montes Ribeiro (41) 3044-0234 (41) 9920-7349  institutomontesribeiro@montesribeiro.com.br

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.