12/09/2016
Grupo mineiro Ilimiada vem a Ponta Grossa para o projeto Sonora Brasil

Assessoria

Em setembro, o Sesc Paraná traz a quatro cidades paranaenses o grupo mineiro Ilumiara para a segunda etapa do projeto Sonora Brasil - Cantos de Trabalho.

O grupo é formado por Alexandre Gloor, Carlinhos Ferreira, Leandro César, Letícia Bertelli e Marcela Bertelli, cinco músicos da cidade de Belo Horizonte, pesquisadores das músicas utilizadas nas atividades laborais.

O repertório é formado por músicas de trabalho recolhidas da tradição e, no espetáculo, Ilumiara promove a contextualização histórico-social dos cantos.

Serão interpretados cantos entoados por trabalhadores negros na extração de metais, em Diamantina; cantigas de ninar, canto de lavadeiras, dentre outros.

As apresentações serão realizadas nas cidades de Curitiba (14/9), Ponta Grossa (15/9), Maringá (17/9) e Londrina (18/9). Todas as apresentações são gratuitas e realizadas nas unidades do Sesc.

Para mais informações, acesse o site http://www.sescpr.com.br/cultura/musica/sonora-brasil/.

Sonora Brasil
O Sonora Brasil é um projeto temático do Sesc que tem como objetivos despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizem a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes.

Desde a sua primeira edição, em 1998, o projeto já recebeu cerca de 80 grupos, em mais de 3.900 apresentações pelo Brasil, alcançando um público superior a 520 mil espectadores.

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.