19/08/2016
UEPG realiza congresso técnico dos Jogos da Primavera

Assessoria

A 61ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera (JEP), promovidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), terá a participação de 99 estabelecimentos de ensino médio, pós-médio, sequencial e profissionalizante, de ensino de jovens e adultos e instituições de ensinos superior. O congresso técnico da competição ocorreu nesta sexta-feira (19), no auditório do Observatório Astronômico (Campus Uvaranas), com a presença dos delegados das instituições participantes.

Destacada como a mais antiga competição poliesportiva do estado, os JEP integram o calendário oficial de eventos esportivos da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo. Na sua realização, por meio da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR) e do curso de Educação Física (Dedufis), a UEPG conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp) e Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG). As disputas ocorrerão de 23 a 30 de setembro, nas dependências esportivas da UEPG e ginásios de esportes do Município e de outras instituições de ensino.

Para a edição deste ano, o administrador da CDR, Carlos Alberto Oliveira, anuncia novidades, como a disputa em dois grupamentos. O grupo 1, para os alunos nascidos de 1999 e anos posteriores; e o grupo 2, para alunos pertencentes a cursos de graduação, instituições de ensino superior, pós-médio, profissionalizantes, sequencial, supletivos, e educação de jovens e adultos. “Não teremos mais a participação dos alunos do ensino fundamental”, diz. “A ideia é fazer uma competição mais enxuta e de nível técnico qualificado”.

Outra novidade diz respeito ao desfile de abertura da competição. Neste ano, a apresentação das delegações ocorrerá no Ginásio de Esportes do Campus Uvaranas, às 19 horas. “Sabemos que existem um complicador que é a distância, mas ao mesmo tempo queremos proporcionar uma integração maior da comunidade estudantil com a universidade”, diz o administrador da CDR, comentando que boa parte das modalidades já é disputada nas dependências do campus universitário em Uvaranas.

Os atletas vão disputar medalhas e troféus nas modalidades de atletismo, basquetebol, futebol, futebol society, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Das modalidades coletivas, o futebol é disputado apeno no grupo I masculino; e o futebol society, apenas no grupo III masculino. As competições das modalidades coletivas se iniciam no sábado (24). O atletismo terá rodadas nos dias 27, 28 e 29; judô e natação, no dia 25; tênis de mesa, dias 27, 28 e 29; vôlei de praia, de 24 a 27; e xadrez, nos dias 24, 25 e 26.

Nesta sexta-feira, além do congresso técnico, foi dia de entrega do mapa geral de atletas inscritos de cada instituição; das relações de modalidades individuais e coletivas, impressas e assinadas pela direção do estabelecimento de ensino; do comprovante de pagamento da taxa de inscrição; e de desistência de modalidade (se for o caso).  A entrega da documentação ocorreu no Ginásio de Esportes do Campus Uvaranas.

Mais informações sobre os JEP em www.jogosprimavera.com.br

COMPARTILHAR

ENVIE SEU COMENTÁRIO

NOME:
EMAIL:
MENSAGEM:
*Seu comentário será avaliado e aprovado antes de ser publicado. E somente aprovaremos comentários com o nome completo e o e-mail do leitor.
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.