Executivo Municipal
(Gestão 2013-2016)

Prefeito

Marcelo Rangel Cruz de Oliveira
Nasceu em Ponta Grossa no dia 12 de setembro de 1970. 
É bacharel em Direito formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Antes de se tornar prefeito, era um dos mais jovens parlamentares do Paraná e vinha cumprindo o segundo mandato na Assembleia Legislativa. 
Filho do conhecido radialista Nilson de Oliveira, herdou o poder de comunicação do pai, a exemplo de seu irmão, o hoje deputado federal Sandro Alex Cruz de Oliveira. Ambos são diretores proprietários da Rádio Mundial (Mundi) FM, conduzindo programas de grande audiência, o que os tornou bastante populares.


Rangel ingressou na carreira política em 2006, elegendo-se como deputado estadual, com 51.868 votos. No segundo mandato, em 2010, foi reeleito com 67.307 votos, sendo por duas vezes o deputado mais votado do PPS do Paraná. Esta é a primeira vez que Marcelo Rangel assume a Prefeitura de Ponta Grossa. Seus principais adversários nas eleições de 2012m foram Marcio Pauliki (PDT) e Péricles de Mello (PT), a quem derrotou no segundo turno. 

Na disputa pela Prefeitura, em 2012, conquistou 59.633 votos, sendo o 1º colocado no primeiro turno. No turno final, obteve 88.611 votos.


Vice-prefeito

José Carlos Sahagoff  Raad (Dr. Zeca)
Nasceu em Curitiba, em 11 de novembro de 1964. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dr. Zeca é clínico geral e reside em Ponta Grossa há 17 anos. Atua no Pronto Socorro Municipal.

Eleito pelo PSDB em 2004, foi recordista absoluto de votos na história de Ponta Grossa, para a Câmara Municipal: 6.384 votos. Recorde que nem ele próprio conseguiu superar nas eleições de 2008. Foi reeleito com 6.054 votos. Zeca foi segundo-secretário da Mesa Executiva da Câmara e membro das comissões de Finanças, Orçamento e Fiscalização e de Saúde, Ação Social e Ecologia.


Secretários Municipais

Secretária de Governo

Indianara Prestes Mattar Milléo - Graduada em Pedagogia e pós- graduada em Orientação Educacional pela UEPG.

Foi presidente da Associação de Proteção a Maternidade e Infância e
vice-presidente do Instituto Melhor.
Sócia fundadora da BPW Ponta Grossa, membro do Conselho Empresarial da Mulher Executiva, sócia-proprietária da IIN Moda Esportiva Indústria e Comércio Ltda., sócia-proprietária da M.M.Milléo Construções e Incorporações, vice-presidente executiva e coordenadora regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP e presidente do Clube Ponta-Lagoa, em sua segunda gestão, recebendo menção honrosa pela Câmara dos Vereadores de Ponta Grossa-PR.


Secretário de Gestão Fianceira e Negócios Jurídicos

Josué Corrêa Fernandes
Nasceu em Prudentópolis (PRP), em 30 de janeiro de 1947.
Formado em Direito e juiz da Magistratura do Estado do Paraná. Foi vereador, presidente da Câmara e prefeito de Prudentópolis. Subprocurador do Estado do Paraná, juiz de Direito nas comarcas de Castro, Curiúva, Faxinal, Chopinzinho, Pato Branco, Maringá e Ponta Grossa. 

Ex-professor universitário na Fundação de Ensino Superior de Pato Branco, onde foi Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e lecionou entre outras as matérias Direito Comercial, Tributário.
Secretário de Administração e Negócios Jurídicos de Ponta Grossa, na gestão Paulo Cunha Nascimento e por breve período, no primeiro mandato de Pedro Wosgrau. Recebeu títulos de cidadão honorário de Ponta Grossa, Faxinal e Chopinzinho e cidadão benemérito de Prudentópolis.




Secretário de Administração

Flávio Carlos Kaiber
É engenheiro agrônomo, graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Realizou cursos de especialização em gestão nos Estados Unidos, Canadá e Japão.

Foi diretor executivo da Sadia, diretor geral de negócios da Batavo e diretor de operações do grupo Perdigão.
Administrador voluntário da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa onde realiza um trabalho de recuperação administrativa da instituição.


Secretário de Planejamento

João Ney Marçal Júnior
Nasceu em Ponta Grossa, no dia 18 de junho.
Graduado em Engenharia Civil pela UEPG, com Especialização em Gestão e Marketing pela UEPG e UFPR.  Com longa vivência na iniciativa privada, atuou por vinte e um anos na Metalúrgica Santa Cecília, de Ponta Grossa, onde exerceu diversas funções, até a Direção Comercial. Também foi executivo da Vivo por onze anos, atuando no Paraná e em Santa Catarina, onde comandou a operadora de celulares por mais de três anos.  

Participou pela primeira vez da atividade pública, atuando na reforma administrativa
e modernização implantada pela Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná. Filiado ao DEM, foi um dos Coordenadores da campanha do prefeito eleito Marcelo Rangel.


 

Secretário de Obras e Serviços Públicos

Alessandro Lozza Pereira de Moraes
Nasceu em Ponta Grossa no dia 24 de novembro de 1972.

É Farmacêutico e bioquímico pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi eleito pelo PL em 1996, como um dos vereadores mais jovens da história da Câmara Municipal, com 1.154 votos. Reeleito em 2.000 pelo PTB, com 1.311 votos.

Nas eleições de 2004 foi novamente reeleito, pelo PSDB, então com 3.040 votos.
E, em 2008, conquistou seu quarto mandato consecutivo, também pelo PSDB, agora com 2.206 votos.
Foi vice-presidente da Câmara no biênio 2009/2010, tendo exercido a Presidência por alguns meses em 2010. Não se reelegeu vereador em 2012.




Secretário de Cidadania e Segurança Pública

Ary Fernando Guimarães Lovato
É mestre em Ciências da Saúde, Oficial Superior da Policia Militar do Paraná, oficial da reserva do Exército Brasileiro, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC).

Foi oficial visitante da Royal Canadian Mounted Police em Vancouver/Canadá e oficial visitante da Polícia Nacional da Colômbia em Bogotá/Colômbia.

Recebeu condecoração de 25 anos de serviços prestados a PUC – Paraná, além de possuir diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.


Secretário de Indústria  e Comércio

Álvaro Scheffer
Nasceu em Ponta Grossa no dia 27 de junho de 1961.
Formado no curso de Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná, em 1982, trabalha há muito tempo na área ambiental. Na cidade, é responsável pelo grupo Lobo Guará, fundado em parceria da Águia Florestal e fundação O Boticário. Conhece vários países, de onde trouxe modelos diferentes de gestão empresarial aplicada ao meio ambiente. 

Na administração do prefeito Paulo Cunha Nascimento foi presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Também foi vice-presidente e coordenador regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná de 1996 a 2001. Entre os vários cursos de seu currículo, estão os da produção em área florestal, administração e gerenciamento de equipes.



Secretário de Saúde

Edson Alves
Nasceu em Ponta Grossa, a 13 de novembro de 1949.
Graduado em Odontologia na Universidade Federal de Uberlândia (MG). É sanitarista, com curso de especialização pela Fundação Osvaldo Cruz (RJ), e é também especialista em Saúde Pública.

Atua há 35 anos na saúde pública, e anuncia que terá como foco principal a atenção básica à saúde. Edson Alves já ocupou os cargos de diretor de Odontologia, Diretor de Gestão em Saúde e Superintendente da Secretaria Municipal de Saúde.

Ao final do governo do prefeito Pedro Wosgrau Filho, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde, conseguindo conter as mais duras críticas ao setor.


Secretária de Educação

Esméria de Lourdes Saveli
Formada em Pedagogia - Habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar e graduação em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.
Em 1998, estagiou na Association Française pour la Lecture (AFL/PARIS)  com o pesquisador da área da leitura Jean Foucambert e em escolas maternais e primárias da periferia de Paris/ França.

Foi Secretária de Educação em Ponta Grossa na Gestão (2001-2004). Docente da UEPG, já foi coordenadora do programa de Mestrado em Educação e coordenadora do colegiado do Curso de Pedagogia. Desenvolveu e orientou pesquisas na área da leitura e alfabetização. Faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisas de Educação Básica, registrado no CNPq.




Secretário de Meio Ambiente

Fernando Pilatti
É graduado em Geografia pela UEPG, mestre em Geociências pela UFRGS. Foi analista de laboratório da Petrobrás, chefe da Coordenadoria de Ensino Superior do Paraná da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior. Exerceu várias atividades administrativas na UEPG, onde é professor desde 1971.

Coordenou as equipes da UEPG que elaboraram a Revisão do Plano de manejo do Parque Estadual de Vila Velha e o Programa de Recuperação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Manancial Alagados.


Secretário de Abastecimento

Sérgio Zadorosny Fiho

Nasceu em Ponta Grossa, no dia 21 de setembro de 1976.
Formado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e com Especialização em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos, Serginho, como é mais conhecido, atua há 13 anos nas áreas de justiça familiar, agrária, ambiental e eleitoral. 

Foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ponta Grossa. É membro do Rotary Club Vila Velha e participa de projetos promovidos pela entidade junto à APAE, às escolas públicas e à população carente. É voluntário da Rede Feminina de Combate ao Cânce, apoia o Centro de Equoterapia dos Campos Gerais e também faz parte da Sociedade Rural de Ponta Grossa.
Foi candidato a deputado federal em 2010.


Presidente da Fundação  Cultural

Claudio Guimarães

Nasceu em 7 de setembro de 1959
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1986), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências e Letras de Assis (2002). 

Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 1987 e atualmente lotado no Departamento de Turismo como professor adjunto.
Diretor da Divisão de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG de setembro de 2002 a janeiro de 2013. Nesta função coordenou, dentre outras atividades, o Festival Universitário da Canção – FUC e o Festival Nacional de Teatro – FENATA.


Presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte

Eduardo Guimarães Kalinoski

Nasceu no dia 9 de janeiro de 1981.
É engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em Gerência de Sistemas Logísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Administração de Empresas (em curso) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Ex trainee da multinacional Bunge Alimentos, por onde exerceu diversos cargos de liderança, nas áreas de planejamento de demanda, distribuição, abastecimento e serviço ao cliente. Voluntário em projetos na Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Membro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa. Auditor interno ISO 9001. Vice-presidente da Juventude do PSDB (recebendo 1531 votos na eleição para vereador de 2012)


 




Presidente da Companhia Ponta-grossense de Habitação – Prolar

Dino Athos Schrutt - Graduado em direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. É integrante da OAB/PR.

Possui o curso de técnico em contabilidade.

É especialista em Direito Público pela ABDCONST. Atuou na Audit Reports Team da FEC - Federal Election Comission nos Estados Unidos em 2012 como representante da Democrat's Authorized Committees Foreign.


Presidente da Fundação Municipal  de Esportes

Leopoldo Cunha Neto
Nasceu em Ponta Grossa no dia 29 de janeiro de 1964. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Filho de Cenir e do ex-prefeito Otto Santos da Cunha, é casado com Fabiana e pai de Daniel e Isabela.

Foi vereador em Ponta Grossa de 2000 a 2004. Destacou-se especialmente em abril de 2003, quando realizou uma caminhada a Curitiba, da Câmara Municipal de Ponta Grossa até o Palácio Iguaçu, chamando atenção do governo estadual para as carências da cidade na área da Saúde. Foi candidato a prefeito em 2004.

Foi Leopoldo quem deu a largada à caminhada política do hoje prefeito Marcelo Rangel, quando o levou a filiar-se ao PPS, pelo qual Rangel se elegeu pela primeira vez deputado.


Secretário de Recursos Humanos

Endrigo Rodrigues


Secretário de Agricultura e Pecuária

Gustavo Ribas Neto


 

Secretário Municipal de Turismo

Eldo Ramos Bortolini

 

 

 

 
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira
responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Plantão da Cidade.