Lei de Stocco implementa política pública no setor odontológico em PG

Vereador é autor de lei municipal que prevê acompanhamento da saúde bucal de crianças a partir da carteira de vacinação.

Ponta Grossa conta com uma importante ferramenta para garantir avanços na saúde pública no setor odontológico. De autoria do vereador Geraldo Stocco (REDE) a lei municipal xx prevê o acompanhamento odontológico das crianças atendidas nas unidades básicas de saúde (UBS) tomando como base a carteira da vacinação – a proposta foi elaborada com base no trabalho já realizado pelo pai do vereador, o cirurgião dentista Geraldo Stocco (in memoriam).

A medida foi sancionada pelo Executivo Municipal após receber aprovação unânime na Câmara – a iniciativa foi elogiada pelos parlamentares durante as duas votações. “Meu pai já executou um trabalho do tipo em pequena escala nas unidades em que trabalhou, quero que o acompanhamento mais próximo dessas crianças se torne uma política pública na cidade”, explicou o vereador.

A lei de Stocco prevê que sempre que uma criança passe por uma vacinação em qualquer UBS da cidade, o responsável pelo agendamento já programe uma consulta com o dentista. “Queremos fazer com que o acompanhamento da saúde bucal dessas crianças comece desde cedo e evite um problema muito comum nos primeiros anos de vida que é a formação de caries”, contou Stocco.

Sancionada no dia 14 de agosto, a proposta de Stocco deverá ser implementada ainda em 2017. “Tenho certeza de que com um procedimento simples como esse e que não trará custos para o Executivo, poderemos conquistar melhorias significativas no setor odontológico e na saúde bucal dessas crianças, evitando principalmente a incidência de caries”, explicou o vereador.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: