Coluna Politica & Cotidiano – Sexta-feira, 25/08/2017

Poluição visual

O vereador Eduardo Kalinoski (PSDB) está propenso a eliminar a poluição visual no ambiente urbano. Alcançará seu propósito se obter aprovação ao projeto que protocolou dispondo a proibição de afixação de placas e anúncios, cartazes e objetos similares nos postes de iluminação pública, árvores, semáforos e outros similares.  Lembra ele que até mesmo em elementos de afixação de sinais de trânsito não são respeitados.  Exemplifica com cartazes anunciando até mesmo “trabalhos” de recuperação de amor, saúde, negócio por pater de “terapeutas espirituais”. Kalinoski (foto) pretende que o Município discipline e controle o uso de veiculação de mensagens de qualquer natureza.

Desembarque de deficientes

Deficientes e idosos poderão desembarcar em qualquer lugar que seja permitido estacionamento no trajeto regular da respectiva linha do transporte coletivo, mesmo que nele não haja ponto de parada regulamentado. O mesmo projeto, que é de autoria de Eduardo Kalinoski, contempla também as mulheres.  As paradas, entretanto, somente poderão ser solicitadas após as 22 horas.  A matéria está nas comissões internas da Câmara, mas o vereador antecipa que o assentimento de seus colegas é certo.

Nova Cia da PM

A divulgação de que a Secretaria de Segurança Pública deu sinal verde para o estabelecimento da 2ª Cia do 1º Batalhão da Polícia Militar seja construído levou a uma batalha para assumir a paternidade da novidade.

Aparecem na fotografia desse anúncio vereadores que são alinhados com o deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) ou com Márcio Pauliki (PDT). Entretanto, a briga por mais essa força para combate à criminalidade vinha sendo encetada pelo Pastor Ezequiel  do PRB (foto), que esteve diversas vezes percorrendo os corredores da SESP e da Assembleia Legislativa.

O presidente da Câmara, Sebastião Mainardes (DEM), que está entre os que estiveram na comitiva que recentemente esteve na SESP, diz que desde outras legislaturas já vinha trabalhando nesse sentido com demais parlamentares, mas que, para ele, não interessa quem é o ‘pai da criança’; o importante é que a aspiração da população será satisfeita.

Já Celso Cieslak (PRTB) informa que a instalação da 2ª Cia do 1º BPM há meses já havia sido autorizada. Somente não foi construída por problemas de espaços. Esse “já havia sido autorizada”, faz questão de ressaltar, é bem antes da visita da comitiva que acompanhou os deputados Miró Guimarães e Pauliki à Capital do Estado na última semana.

Caso não seja mais um anúncio que ficará somente para a torcida, a 2ª Cia terá sua sede no Santa Paula, Bairro Contorno.

Segurança em Uvaranas

Um módulo móvel para Uvaranas está sendo cantada como uma nova conquista para Ponta Grossa. O divulgador dessa notícia é o vereador Florenal (PODEMOS), que não se cansa de narrar que passou por apuros juntamente com sua família nas mãos de assaltantes.

Florenal (foto) reside no bairro de Uvaranas, onde também possui empresas. Não disse que o a garantia da SESP teve como base o seu empenho, mas deixou subentendido.

Esquisito

Florenal pediu vistas a um projeto de lei do ex-vereador Taíco Nunes (PODEMOS). A matéria já havia sido aprovada em primeira discussão sem que houvesse qualquer manifestação de Florenal. O mais estranho: o projeto é de denominação de rua. Florenal não apresentou justificativa para o pedido de vistas.

Diálogo popular

Cidadão 1: São 23 vereadores. Poderia ser apenas nove, pois o resto é só figurante.

Cidadão 2: Como você conseguiu levantar que nove são ativos?

%d blogueiros gostam disto: