CESCAGE firma parceria com IAPAR para desenvolvimento da Raça Purunã

No mês de novembro o Cescage Genética (Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal), firma uma grande parceria com o IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná). O acordo prevê o desenvolvimento e multiplicação genética (sêmen e embriões bovinos) da Raçã Purunã. No dia 09 de novembro, às 8h, na Estação Fazenda Modelo Iapar de Ponta Grossa, será assinado o protocolo para início das atividades de genética. Na mesma data lideranças debatem; “O Futuro da Raça Purunã”, que deve contar com representantes de todo o Paraná. A data é em comemoração aos 45 anos do IAPAR e 105 anos da Estação Fazenda Modelo.

Além da parceria com o Cescage Genética, o IAPAR formaliza o acordo com o Restaurante Madero, que servirá um cardápio especial com carnes de gado Purunã em sua loja “prime” de Curitiba. Haverá no evento uma homenagem especial ao ilustre pontagrossense, o músico erudito e maestro Gabriel de Paula Machado, recentemente falecido.

Desenvolvimento de Genética

O Cescage Genética atua na produção de sêmen e embriões in vitro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos e pesquisa a produção de embriões in vitro de ovinos e caprinos. Para isto, possui o Centro de Coleta e Processamento de Sêmen (CCPS), o Centro de Produção In Vitro de Embriões (CPIVE) e o Centro de Coleta e Processamento de Embriões (CCPE), todos registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os pesquisadores realizam diariamente trabalhos desde a hospedagem de matrizes e reprodutores. Engloba desde a criação e multiplicação com as mais modernas tecnologias, com um Programa Permanente de Aperfeiçoamento constantemente aprimorando técnicas e serviços até a importação e exportação de sêmen, embriões, matrizes e reprodutores. O objetivo é abastecer o mercado de sêmen, embriões, prenhezes, matrizes e reprodutores de altíssima qualidade genética.

Raça Purunã

A Raça Purunã é qualidade superior de carcaça em animais rústicos, precoces e dóceis. O nome vem da serra que demarca o início dos Campos Gerais do Paraná, tradicional região agropecuária do Estado.

O resultado foi adquirido de acasalamentos cientificamente controlados por pesquisadores do IAPAR, o Purunã incorpora todo o avanço genético das raças Charolês, Caracu, Aberdeen Angus e Canchim. Além do mais, como o rebanho fundador nunca será fechado, jamais haverá problemas de consangüinidade.

Algumas características da Raça Purunã; Animais rústicos, tolerantes ao calor e resistentes ao carrapato, qualidades que vêm do Caracu e do Canchim; O macho tem alta velocidade de ganho de peso em pastagens, excelente eficiência alimentar em confinamento e elevada porcentagem de cortes nobres, características transmitidas pelo Charolês; Das raças Caracu e Aberdeen Angus as vacas herdaram docilidade, precocidade, boa habilidade materna e tamanho adulto moderado; O marmoreio e a cobertura de gordura revelam uma carcaça de alta qualidade, característica adquirida do Aberdeen Angus; A maioria dos animais tem pelagem avermelhada.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: