Caminhada Internacional da Natureza bate recorde de participação em Castro

Mais de 500 pessoas  fizeram o circuito circular com largada e chegada na Colônia Alemã Terra Nova, percorrendo um trajeto entre mata nativa, cachoeira, estrada rural e lavouras

Com a intenção de tão somente caminhar entre a exuberância dos recursos naturais de Castro em busca de bem estar e saúde, 516 pessoas dos mais diversos lugares percorreram os trajetos opcionais de dez ou quinze quilômetros no último domingo (17) na 3ª Caminhada Internacional da Natureza – Circuíto Terra Nova.  A edição deste bateu o recorde de participantes em relação aos anos anteriores, quando registraram uma média de 300 a 350 participantes.

O Circuito teve início às 8 horas na Colônia Alemã Terra Nova, com apresentação de boas vindas do Grupo Folclórico Alemão, seguido de alongamento para a prática da caminhada. O trajeto circular – com largada e chegada ao Clube dos Alemães, ofereceu a contemplação de diferentes paisagens formadas por mata nativa, cachoeiras, estrada rural e lavouras.

O técnico em turismo Juliano J. Roberto, da diretoria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Castro, disse que a intenção do evento é especificamente promover caminhada, sem a expectativa de se encontrar cachoeiras ou cavernas. Mesmo assim, no circuito da Terra Nova alguns caminhantes arriscaram até tomar banho de cachoeira, aproveitando o clima quente de domingo.

O trajeto foi percorrido em cerca de duas horas pelos caminhantes mais experientes e em média três horas pelos novatos. Na chegada, todos foram recepcionados com almoço da culinária típica alemã.

Dos 516 participantes, pelo menos 250 eram de Castro, já que o município já conta com vários grupos de amigos que se organizam para participar deste tipo de evento. Os demais vieram de Maringá, Guarapuava, Telêmaco Borba, Carambeí, Curitiba, Paranaguá, Piraí do Sul, Arapoti e Sapopema e São Paulo.

Expansão do Turismo de Castro

O diretor municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Castro, Augusto de Camargo Iucsch Beck disse, que a Caminhada da Natureza é um incentivo ao turismo ecológico em Castro cuja natureza ainda é pouco conhecida. “A ideia é conciliar o estímulo à saúde e bem estar das pessoas, dando visibilidade aos recursos naturais do município”, disse.

Ao agradecer aos participantes pela adesão ao evento, Augusto Beck anunciou que a política de turismo para Castro inclui um projeto de expansão turística com projeção estadual e nacional, marcada, sobretudo com a realização de grandes eventos na cidade.

Eventos não competitivos

A Caminhada Internacional da Natureza – circuito Terra Nova- é ligada a um órgão internacional chamado IVV- Insigne Internacional du Sport Populaire-, que credencia a realização das caminhadas por meio da Federação Internacional de Esportes Populares com o propósito de promover eventos não competitivos. “Mesmo assim, existem praticantes de caminhada que desejam bater seu próprio recorde”, informou Juliano J. Roberto.

Por sua vez, a ANDABRASIL – Confederação Brasileira de Esportes Populares e Inclusão Social é responsável pelo credenciamento, organização e promoção dos circuitos de Caminhadas da Natureza nas cinco regiões do Brasil.

A Caminhada é uma realização da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Castro e da Associação Cultural da Preservação da História e Ecologia de Terra Nova.

%d blogueiros gostam disto: