Palestra reforçou a importância da criação do Programa Família Acolhedora na Lapa

Uma palestra direcionada a um público específico que atua em diversas áreas da assistência social do município reforçou a importância da criação e implementação do Programa Família Acolhedora na Lapa.

O palestrante convidado, Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal do Paraná DR. Sergio Luiz Kreuz apresentou as vantagens do programa e a experiência bem-sucedida na cidade de Cascavel PR. O evento contou com as presenças do DR. Marcos Takao Toda, Juiz de Direito da Comarca da Lapa, do DR. Pedro Henrique Brazão Papaiz, Promotor, representante do Ministério Público do Estado do Paraná, do Prefeito da Lapa Paulo Furiati e do Vereador Otávio Rodrigues.

Segundo DR. Sergio, não se trata de adoção “ é um acolhimento feito por famílias devidamente cadastradas a crianças ou adolescentes que por algum motivo precisaram ser afastadas de suas famílias de origem, até que o judiciário e a equipe técnica encontrem uma família para adoção. O Acolhimento Familiar vem ganhando espaço como um novo modelo de acolhimento em substituição às casas de passagem, casas lares ou abrigos”.

A Diretora Geral das Políticas de Assistência Social da Lapa, Ana Karina Azambuja disse que “o Município já vem trabalhando para implantar o programa buscando adequação na legislação municipal para posterior cadastramento das famílias”.

Família Acolhedora:

O Programa Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária.

A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: